12 de maio de 2025
São José dos Campos 16° C
Tempo nublado
Dollar R$ 5,684
12/05
SJC 16° C
R$ 5,684




Cidades

Veterinários de Taubaté relatam experiência no resgate de animais no RS: ‘Dimensão do desastre parece infinita’

Equipe de nove veterinários voluntários saiu de Taubaté, para auxiliar no resgate de pets em Canoas (Rs)

Redação spriomais • 14/05/2024, às 16:45

Os veterinários voluntários, que saíram de Taubaté para auxiliar no resgate de animais após as enchentes no Rio Grande do Sul, voltaram para a cidade nesta terça-feira (14).

Eles foram para Canoas (RS) e integraram uma equipe de 40 pessoas, chefiada pela Defesa Civil de Taubaté na missão que durou três dias.

eterinária de Pindamonhangaba, Natália Pena, que adotou cadelinha resgatada no RS

Veterinária de Pindamonhangaba, Natália Pena, acabou adotando a cadelinha Canoas, no resgate aos animais no RS (Créditos: Arquivo pessoal/ Natalia Pena)

O cenário encontrado na cidade assolada por enchentes desde o dia 29 de abril, é devastador. Por lá, já foram registrados 19.539 desabrigados e 19 mortos. Outras 17 pessoas seguem desaparecidas.

Muitos animais estão há dias esperando por resgate, com fome, sede e frio. Alguns não reconhecem nem os próprios donos e por isso, o trabalho dos veterinários é essencial para resgatá-los.

“O veterinário ia junto para tentar acalmar, a gente teve que, em algumas situações, usar o pulsar – um equipamento para pegar o animal sem chegar muito perto dele. Alguns animais precisaram ser sedados para poder serem retirados das suas casas, porque estavam muito ansiosos, muito nervosos”, relatou a veterinária Natália Pena em entrevista ao portal spriomais.

Após o resgate, os bichinhos são levados para galpões da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), onde mais de três mil pets recebem a assistência necessária.

Durante o dia, o resgate é na água e a noite, os atendimentos para restabelecer a saúde dos pets se concentra nos galpões. O radiologista veterinário Sérgio Martins relatou que o trabalho parece interminável:

Todos esses dias, se dormimos três horas foi muito. A dimensão desse desastre é enorme, parecia infinito. Fizemos primeiros socorros, resgates, inúmeras suturas e cirurgias a noite toda“.

Em um dos dias de operação, a equipe chegou a resgatar 60 animais. Alguns não voltam para a família de origem e acabam  disponíveis para adoção. Diante da oportunidade de dar um novo lar para três cãezinhos, os veterinários do Vale do Paraíba, Sérgio Martins, Israel Mazzoni e Natália Pena, não hesitaram.

Sérgio adotou uma vira-lata, que foi solta na porta do abrigo após ser salva da enchente no rio. O nome da cadelinha é Guria, termo utilizado pelo povo do sul para se referir a moça ou menina.

Já o doutor Israel, adotou a Piu, que passou por uma cirurgia de urgência, na qual o próprio atual tutor foi o anestesista. Por fim, Natália ficou com a Canoas, uma prognata- que tem uma malformação na boca- e não teria grandes chances de ser adotada por conta da deficiência.

A minha menininha, Canoas, quando eu cheguei e bati o olho nela no primeiro dia, já me identifiquei e caso o dono não aparecesse, eu ia adotar ela. Então ela tá indo pra casa, vai ganhar uma família com outros sete irmãos. Cães, mais gatos, mais cavalo, mais passarinho, ela vai ter uma boa família”, se alegrou Natália.

Equipe de voluntários, que inclui veterinários de Taubaté que auxiliaram no resgate de animais no RS

Equipe de voluntários que saiu de Taubaté (Créditos: Divulgação/ PMT)

Apesar do regresso para Taubaté, a situação observada no RS ainda é preocupante, mas supreende a força do povo em meio a tanta dor.

“As chuvas continuam e a água continua subindo, são muitos animais que ainda precisam ser resgatados e milhares em abrigos. Mas o que me surpreendeu é o quanto o povo deles tem sede de recomeçar, muitos voluntários sem casa, de luto e dias e noite ajudando à todos no resgate e cuidando dos animais”, finaliza a cirurgiã veterinária Júlia Martins.

Acompanhe também:

Instagram

Youtube

Facebook

Twitter

Spotify



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a spriomais.


QR Code do Grupo de Noticias spriomais

Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!

Entrar no grupo



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da spriomais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Publicidade













+ noticias

Cidades

Com apenas 23% do público vacinado, Dia D aplica mais de mil doses contra a gripe em São José

(Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos aplicou 1.624 doses de vacinas durante o Dia D de imunização …

1 dia atrás
Cidades

PAT de São José dos Campos oferece 476 vagas de emprego nesta segunda-feira (12)

(Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos disponibiliza, nesta segunda-feira (12), um total …

1 dia atrás
Cidades

Bombeiros controlam incêndio que atingiu área externa de imóvel no Porto Novo, em Caraguá

(Créditos: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um incêndio atingiu a área externa de um imóvel na tarde deste sábado (10), na Avenida José …

2 dias atrás
Esporte

Medina posta vídeo da primeira sessão de surfe após lesão: ‘Muito feliz’

(Créditos: Reprodução/@gabrielmedina)

Gabriel Medina emocionou fãs e seguidores ao compartilhar neste sábado (10) um vídeo mostrando seu retorno ao surfe após …

2 dias atrás
Esporte

Filipe Toledo vence rival histórico e é campeão da etapa de Burleigh Heads na WSL

(Créditos: Beatriz Ryder/World Surf League)

O brasileiro Filipe Toledo, natural de Ubatuba, protagonizou uma final memorável na madrugada deste sábado (10) …

2 dias atrás
Esporte

Gabriel Medina retorna às ondas após cirurgia e mira competição no Taiti

Gabriel Medina pode voltar à WSL ainda nesta temporada, na etapa de Taiti (Créditos: Thiago Diz/WSL)

Quatro meses após uma cirurgia …

3 dias atrás
Cidades

Postos de saúde abrem para Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (10)

Dia De de vacinação contra gripe acontece em São José e Jacareí no Vale (Crédito: Divulgação/ Governo de SP)

Postos de …

3 dias atrás
Esporte

Filipe Toledo voa para as quartas da WSL na Austrália e enfrenta Yago Dora

Filipe Toledo fez um aéreo e conquistou a vaga nas quartas da WSL (Créditos: Andrew Shield/World Surf League)

Filipe Toledo, surfista …

3 dias atrás
Branded, Geral

Como declarar consórcio no imposto de renda?

(Créditos: Vinac)

Para declarar um consórcio no Imposto de Renda, você deve acessar a ficha de “Bens e Direitos” no programa …

4 dias atrás
Cidades

Com redução de 7% das mortes no trânsito em um ano, Prefeitura de SJC lança nova campanha Maio Amarelo

(Créditos: Poliana Vitorino/portal spriomais)

A Prefeitura de São José dos Campos e o Observatório Nacional de Segurança Viária lançaram, nesta quarta-feira …

5 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados