A FAB (Força Aérea Brasileira) já transportou cerca de 20 toneladas de mantimentos para as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul com um avião da Embraer e, na manhã desta segunda-feira (6), mais 10 toneladas partem da Base Aérea de Brasília com destino à Canoas, por meio de um KC-30 da Airbus.

O primeiro voo, foi realizado com o KC-390 Millennium da Embraer e levou 18 toneladas de donativos com itens essenciais e materiais para montagem da estrutura de apoio em Canoas.
Outro voo, com o KC-30 da Airbus vai levar mais 10 toneladas na manhã desta segunda-feira (6), partindo da Base Aérea de Brasília com destino à Base Aérea de Canoas.
Os mantimentos foram doados por meio da campanha da FAB “Todos Unidos pelo Sul!”, que teve início na última sexta (3). A população foi convocada para participar da arrecadação, doando roupas colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis.
As doações seguem ativas através dos pontos de coleta na Base Aérea do Galeão, a Base Aérea de São Paulo e a Base Aérea de Brasília, das 8h às 18h.
A aeronave pertence ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, da Base Aérea do Galeão (BAGL), do Rio de Janeiro.
O KC-30 é o primeiro Airbus A330-200 a ser convertido em avião-tanque e é o maior avião já utilizado pela FAB. Com 59 metros de comprimento, a aeronave tem capacidade para transportar até 238 passageiros, 45 toneladas e voar por uma distância de 14,5 mil quilômetros.
C-390 Millennium da Embraer
A FAB também realizou uma missão de transporte aéreo humanitário para auxiliar as vítimas com o avião C-390 Millennium da Embraer. A aeronave foi operada pelo Esquadrão Zeus da Base Aérea de Anápolis (GO), transportou mais de 18 toneladas de materiais para a Base Aérea de Canoas (RS).
A carga incluía itens essenciais como geradores, banheiros químicos, barracas operacionais, colchões, materiais de apoio elétrico e hidráulico. A doação tem como objetivo dar um suporte básico para alimentação, alojamento, higiene e bem-estar das pessoas atingidas pelas inundações.
Além dos materiais, a aeronave também transportou 14 militares que serão responsáveis pela montagem da estrutura de apoio em Canoas. A equipe da FAB está treinada para atuar em situações de emergência e prestar o máximo apoio à população.
Leia também:
- Fundo Social de SJC começa a receber doações para famílias do Rio Grande do Sul
- Como ajudar o Rio Grande do Sul: saiba onde doar para as vítimas dos temporais
Acompanhe também: