Previsto inicialmente para dezembro do ano passado, o aquabus, novo sistema de transporte aquaviário de Ilhabela, deve começar “em breve”. Segundo a Prefeitura, o projeto atrasou por adequações solicitadas pela Marinha para que o modelo tivesse as licenças necessárias para operar na cidade.
Apesar de não ter data definida para o início das atividades, a expectativa é de que o aquabus comece logo, já que as embarcações utilizadas passaram por testes operacionais recentemente, no fim de abril.
As viagens serão feitas por embarcações com capacidade para 60 passageiros sentados e será acessível para PCDs (pessoas com deficiência) e pessoas com mobilidade reduzida. O transporte vai contar com ar-condicionado, TVs de tela plana e GPS.
O itnerário prevê inicialmente trajetos entre os píeres da Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila (Centro Histórico) e Ponta Azeda. Na fase inicial, o plano do município é colocar três embarcações para rodar, chamadas “Elpídio Sampaio”, “Edgar Lúcio” e “Zé Alicio”. Elas foram batizadas em homenagem a caiçaras que trabalharam no antigo sistema de travessia de lanchas entre São Sebastião e Ilhabela.
Valor das passagens do aquabus em Ilhabela será o mesmo dos ônibus
O valor da passagem do aquabus será igual ao do transporte urbano. De acordo com o município, o serviço será integrado aos ônibus da cidade por meio do Bilhete Único.
Acompanhe também: