O secretário de saúde de Taubaté, Alexandre Vargas, anunciou nesta quinta-feira (4), o retorno gradual dos atendimentos no HMUT (Hospital Municipal Universitário de Taubaté).
Segundo Vargas, o processo de pagamento de dívidas com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) está em reta final.
“A partir do dia 15, a gente inicia a abertura dos serviços do HMUT. Claro que uma abertura progressiva, para que em menos de um mês e meio esteja funcionando“, disse o secretário em vídeo publicado no Instagram da Prefeitura de Taubaté.

Devido à dívida da administração municipal com a associação que faz a gestão da unidade de saúde, parte dos atendimentos foram suspensos. As cirurgias não urgentes agendadas foram canceladas. O prédio anexo da Retaguarda e os leitos de internação cirúrgica foram reduzidos, restando somente o funcionamento parcial dos atendimentos médicos e não médicos dos ambulatórios.
Após negociação com o governo estadual e federal, foi firmado acordo para envio de recursos destinadas ao pagamento dos débitos.
Leia mais sobre o HMUT: Taubaté abre chamamento para contratar nova administradora para HMUT
A Prefeitura já está com chamamento público aberto para contratar uma nova instituição gestora do HMUT. O valor total estimado do contrato é de R$ 126.720.833,76, para o período de 12 meses. As organizações interessadas tem até o dia 8 de abril para se candidatar. A abertura dos envelopes será na mesma data.