Uma empresa de São José dos Campos entrou na lista das 100 mais influentes em mobilidade urbana no Brasil, segundo estudo realizado pela Mobilidade Estadão em parceria com a plataforma Connected Smart Cities. A divulgação dos resultados foi feita no fim do mês de março.
A Sentran, que trabalha com soluções inovadoras para mobilidade, figura na lista ao lado de gigantes do mercado como a Waze, 99, Volkswagen, CCR, Mercedes-Benz e CPTM.
Presente também em outras cidades do país, como Vinhedo (SP) e Criciúma (SC), a empresa desenvolve tecnologias para serviços voltados à fiscalização eletrônica de trânsito, videomonitoramento e estacionamento rotativo, por exemplo.
Acesso ao transporte adaptado em São José
De acordo com o Sentran, um dos fatores determinantes para o destaque entre as companhias mais influentes do país foram os resultados obtidos a partir da plataforma Mobi2Go, que faz gestão de transporte em cidades e empresas.
Em São José dos Campos, a plataforma foi batizada de Acesso Já e tem sido importante para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida. A ferramenta atende pessoas com deficiência motora, mental e/ou múltipla severa (podendo ser temporário ou permanente) e que cause alto grau de dependência.

Por meio do Acesso Já, a população conta com um serviço de transporte porta-a-porta dentro do município para atividades diárias ou eventuais, como escola, trabalho e eventos. Todo o deslocamento e o fornecimento de veículos adaptados é feito pela empresa Via Road.
Uma vez cadastrada e aprovada na plataforma, a pessoa pode realizar os agendamentos de viagens via Central 156. As informações fornecidas nos agendamentos são utilizadas para planejar e elaborar os roteiros de viagens. Veja mais detalhes sobre a o Acesso Já no site da Prefeitura de São José dos Campos.
Gerenciamento de autorizações de veículos em Jacareí
Outra plataforma que contribuiu para a premiação foi o Observa, aplicativo voltado às prefeituras com objetivo de gerenciar as autorizações de circulação de veículos em vias públicas. Em Jacareí, o sistema está integrado aos radares e gerencia cerca de 72.000 autorizações anuais.
O top 100 elaborado pela Mobilidade Estadão
A última edição do levantamento trouxe algumas inovações em relação às versões anteriores. Uma das mudanças significativas foi a forma de participação das empresas, que antes eram selecionadas a partir de uma lista prévia com mais de 300 companhias do setor.
Desta vez, toda a seleção foi feita a partir de um formulário de inscrição, aberto para que as empresas se candidatassem e apresentassem suas ações, demonstrando inovação e impacto, especialmente nas pautas ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa).
O estudo neste ano avaliou empresas em nove segmentos, com critérios aplicados por seis jurados. Ao todo, mais de 400 companhias foram analisadas.
Acompanhe também: