O crescimento do número de casos de dengue este ano no Vale do Paraíba tem assustado a população e levou a Prefeitura de São José dos Campos a colocar agentes na rua durante todo o Carnaval para conter o avanço da doença na cidade.
O município iniciou neste sábado (10) um mutirão com ações para conscientizar a população e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Até a Quarta-Feira de Cinzas (14), 80 agentes de saúde estarão diariamente pelas ruas da cidade, 8h às 14h, para orientar os moradores e vistoriar as residências.
Segundo a Prefeitura, mais de 400 funcionários da Secretaria de Saúde estarão envolvidos no trabalho, com ações de bloqueio e controle de criadouros e nebulização de locais com casos confirmados de dengue.
A ação vai se concentrar em oito bairros: Bosque dos Eucaliptos, Jardim Satélite, Cidade Morumbi, Jardim Colonial, Dom Pedro 1º e Residencial União (todos na região sul); Vila Industrial (região leste) e Vila Iracema (região sudeste).
Até o dia 4 de fevereiro, 993 casos da doença haviam sido confirmados em São José.
Leia mais: Com mais de mil casos de dengue, Taubaté confirma segunda morte pela doença em 2024
A Prefeitura ressalta que a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, é essencial.
Ao ser abordado pelos profissionais, deixe as equipes entrarem na casa para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Conheça os agentes no site do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Caso identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do transmissor da dengue, entre em contato pela central 156 (telefone, site e aplicativo).
• Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas
• Evite planta aquática
• Não acumule entulho e lixo
• Faça sempre a manutenção de Piscinas e Fontes, utilizando produtos químicos líquidos
• Retire a água acumulada da laje
• Mantenha a lixeira sempre fechada
• Guardar pneus em lugares cobertos
• Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo
• Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasos usados para servir água aos animais domésticos
• Mantenha bem tampados reservatórios e caixas d’água
• Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada
• Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva
• Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cobertura com tapetes ou objetos
Mais informações e orientações sobre a dengue em São José podem ser acessadas no site da Prefeitura.
Acompanhe também:
Uma mancha vermelha foi identificada em alto mar no canal São Sebastião-Ilhabela e deixa a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado …
1 dia atrásA dívida da Prefeitura de Taubaté é de R$ 1,1 bilhão e irá comprometer em 40% o orçamento do município …
1 dia atrásO São José Esporte Clube anunciou a chegada do atacante Lawan, de 19 anos, para reforçar a equipe na Série …
1 dia atrásA Prefeitura de São José dos Campos passou a utilizar drones nesta semana para combater a dengue em locais de …
1 dia atrásO São José Basketball venceu o São Paulo, com um placar de 89 a 80, em um jogo realizado no …
1 dia atrásA Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos bateu recordes históricos na produção de combustível para aviação e …
1 dia atrásUm casal teve a casa completamente inundada por esgoto na noite desta quarta-feira (22) no centro de Jacareí.
Andressa e Israel …
A Prefeitura de Caçapava anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a mudança de empresa que opera os ônibus do transporte …
2 dias atrásA Justiça Federal condenou a Prefeitura de Aparecida a desocupar o loteamento Jardim Santo Afonso, às margens do Rio Paraíba …
2 dias atrásSão José dos Campos, uma das cidades mais dinâmicas do Vale do Paraíba, é reconhecida por sua força econômica, qualidade …
2 dias atrás