Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Desligado do PSDB, Blanco acusa golpe e ataca Mello e Cury: ‘mensagem ruim’
    Colunas

    Desligado do PSDB, Blanco acusa golpe e ataca Mello e Cury: ‘mensagem ruim’

    25 de janeiro de 2024Updated:26 de janeiro de 2024Nenhum comentário5 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Ainda é janeiro, mas o cenário político em São José dos Campos já ferve bem antes das votações para eleições municipais. O assunto desta quinta-feira (25) é o desligamento de Alexandre Blanco do PSDB. A notícia foi dada pelo Jornal OVALE e confirmada pelo Portal SP RIO+ com o próprio Blanco.

    O secretário de Projetos Especiais da Prefeitura e cerca de outros 80 filiados teriam sido expulsos do partido por fazerem parte da oposição à atual cúpula tucana municipal, que tem como presidente José Mello e o ex-deputado Eduardo Cury entre as lideranças.

    A decisão seria uma retaliação, definida por Blanco como “golpe”, o que a sigla nega. A eleição do PSDB em São José foi realizada em setembro do ano passado e teve chapa única, a de Mello, que acabou eleito. Blanco seria o nome da oposição, mas teve a candidatura indeferida por erros na documentação.

    alexandre blanco no estúdio da sp rio+ durante entrevista
    (Foto: Podcast Talk+/SP RIO+)

    Em entrevista ao Podcast Talk+ nesta quinta-feira (25), Blanco abriu o caso na mesa e disse que vai recorrer para anular a última eleição e as demais decisões do partido desde então.

    “Eu sou advogado. Eu já propus três ações. A convenção está judicializada, eu vou propor uma nova ação para anular todos os atos da atual gestão, inclusive a minha expulsão e de toda a minha chapa, porque eles estão claramente tentando evitar com que haja uma convenção democrática e legítima com duas chapas”.

    O secretário da Prefeitura, filiado ao PSDB desde os 16 anos, acredita ter até dez argumentos para anular a convenção da legenda. Ele também afirmou que o PSDB “voltará a ter uma eleição democrática” e que vai manter seu apoio ao atual governo e a reeleição do prefeito Anderson Farias (PSD).

    Para Blanco, o trânsito do caso na Justiça pode trazer consequências negativas ao partido tanto internamente quanto externamente.

    “Vai prejudicar a montagem de chapa de vereadores, vai prejudicar toda a programação do partido, o apoio à candidatura do Anderson indicando um vice-prefeito ou até uma candidatura própria. Isso fica na responsabilidade do Mello e passa uma mensagem muito ruim para quem pretende se filiar ao PSDB”.

    “No PSDB então não pode ter discussão, ninguém pode opinar na decisão do presidente do partido. A mensagem que o presidente Mello passa com apoio do ex-deputado Eduardo Cury e de toda a executiva é muito ruim para toda a cidade e todo o meio político”, enfatizou.

    O que o PSDB diz

    Procurado, o presidente José Mello comunicou que está em viagem internacional e indicou o vice-presidente municipal do partido, José Dimas, para falar sobre o caso.

    À SP RIO+, Dimas afirmou que Blanco e outras 81 pessoas foram desligadas do partido, mas não expulsas. Segundo ele, o artigo 11 do estatuto do PSDB prevê o cancelamento imediato da filiação dos integrantes que deixarem de comparecer a duas ou mais convenções seguidas.

    “É um critério objetivo, preto no branco. Se não participou de duas convenções ou mais poderá ser desligado e isso não tem relação nenhuma com o posicionamento dos filiados, mas sim com a ausência nas atividades partidárias”.

    “A expulsão é uma penalidade para filiados que transgrediram as regras do partido e que passaram por um processo no Conselho de Ética. Não temos nenhum caso recente de expulsão no PSDB”, afirmou.

    Dimas disse que o partido entregou as listas de presença das duas últimas convenções para que Blanco pudesse conferir que não constava o nome dele, após o secretário da Prefeitura alegar que não se lembrava. Ele também afirmou que os filiados atingidos foram comunicados antes dos desligamentos para que pudessem se justificar, garantindo o direito de defesa “como manda o estatuto”.

    “Há entre os desligados diversos filiados antigos que não possuem absolutamente nenhum contato junto ao partido e não participam das atividades há anos. Não há retaliação e os desligamentos não foram focados na chapa que o Alexandre tentou inscrever na convenção (foi indeferida por erros na documentação – lembrando que a convenção com chapa única foi mantida pela Justiça)”, explicou.

    Mais desligamentos devem acontecer

    À SP RIO+, o vice-presidente do PSDB afirmou que a sigla vai fazer mais desligamentos em breve e que “essa será uma medida rotineira”, sempre seguindo o critério objetivo previsto no estatuto.

    “Nosso intuito é mantermos um número real de filiados que efetivamente participam do partido, não uma lista gigantesca de pessoas que não comparecem. Aqueles que discordam da direção do partido, mas que participam das convenções e das reuniões, continuam filiados e continuarão com a garantia do direito à fala e à liberdade de expressão partidária”.

    Ele ainda disse que não há o que o PSDB temer com a judicialização do caso e que não acredita em consequências políticas.

    “Se o Alexandre quiser judicializar o caso, é um direito dele, estamos seguindo rigorosamente o estatuto e, por isso, não há o que temer nesse sentido. Sobre consequências políticas, acreditamos que não haverá nenhuma, é apenas um procedimento interno e administrativo”, enfatizou.

    Assista a entrevista completa com Alexandre Blanco

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresTALK+ #125: Alexandre Blanco, secretário de Projetos Especiais de São José dos Campos
    Próxima Notícia Arma e colete roubados no Parque Estadual da Serra do Mar de Caraguatatuba são recuperados

    Notícias Relacionadas

    Senado aprova medida que dificulta aborto legal para crianças vítimas de estupro

    3 de junho de 2026

    Médico de Caraguá é condenado a devolver mais de R$ 1 milhão após receber salário sem trabalhar por sete anos

    1 de junho de 2026

    Fim da escala 6×1: Câmara aprova PEC que reduz jornada para 40 horas semanais

    28 de maio de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vinac








    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.