O helicóptero que caiu em Paraibuna e deixou quatro vítimas fatais colidiu com a vegetação durante o voo, segundo relatório inicial do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
A aeronave, modelo Robinson R44 e prefixo PR-HDB, foi encontrada em uma área de mata de difícil acesso próxima do local onde havia feito um pouso emergencial pouco antes do acidente, que aconteceu por volta das 15h, de acordo com o estudo.
O helicóptero decolou do aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, no dia 31 de dezembro e tinha como destino o heliponto Maroum em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.
Segundo o Cenipa, a análise ainda se encontra em fase inicial e por isso ainda pode ter seu teor alterado, além de não vincular obrigatoriamente as conclusões que serão lançadas no relatório final.
“A aeronave decolou do aeródromo Campo de Marte (SBMT), São Paulo, SP, com destino ao heliponto Maroum (SJDO), Ilhabela, SP, com um tripulante e três passageiros a bordo, a fim de realizar voo privado. Durante o voo, a aeronave colidiu com a vegetação em área de mata do município de Paraibuna, SP”, afirma o reporte.
O acidente ocorreu quando o helicóptero sobrevoava a área de mata do município de Paraibuna. Os trabalhos de investigação ainda estão em andamento e a conclusão “terá o menor prazo possível”, informou a Força Aérea Brasileira.
Relatórios como este, no entanto, podem demorar cerca de um ano para serem finalizados, segundo afirmou Rodrigo Duarte, ex-presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE), em entrevista ao Podcast Talk+.
Confira a entrevista com Rodrigo Duarte
Resumo do acidente com o helicóptero em Paraibuna
- O helicóptero, de modelo Robinson R44, saiu às 13h15 do dia 31 de dezembro do Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, com destino a Ilhabela;
- A aeronave foi encontrada no dia 12 de janeiro em Paraibuna após 12 dias de buscas;
- Hipóteses levantadas sugerem que o piloto tenha sofrido com um fenômeno chamado de “desorientação espacial” por conta do mau tempo;
- Os quatro ocupantes da aeronave morreram; as vítimas são Luciana Rodzewics (45 anos), sua filha Letícia Ayumi Rodzewics (20 anos), Rafael Torres (41 anos) e o piloto Cassiano Tete Teooro (45 anos).
Veja também: