Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Conheça ITAEx, associação de ex-alunos que apoiam projetos acadêmicos do ITA
    Cidades

    Conheça ITAEx, associação de ex-alunos que apoiam projetos acadêmicos do ITA

    11 de dezembro de 2023Updated:11 de dezembro de 2023Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    De um descontentamento de alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), surgiu a ITAEX, uma associação formada por ex-alunos que apoiam projetos acadêmicos da instituição.

    Em 2012, alunos e professores montaram o fórum “Por que odiamos o ITA?”. Após isso, os estudantes fizeram uma greve cobrando por resultados da discussão, da qual surgiu um documento que chateou muita gente, principalmente ex-alunos que gostavam e se sentiram ajudados pela escola no período de formação.

    Com o intuito de resolver a insatisfação dos universitários, um grupo de formados da década de 60 se juntou e concluiu que as reclamações tinham três motivos principais: um era a falta dos alunos de se enquadrar nas regras de uma nova vida fora da casa dos pais, o segundo a falta do incentivo às atividades práticas para além da grade curricular e a distribuição de investimentos recebidos pelo ITA, que seguiam uma ordem de prioridade com determinados cursos.

    Equipe da ITA Rocket, apoiada pela ITAEx para desenvolvimento de um foguete, que ficou em 2º lugar no LASC (Latin American Space
    Equipe da ITA Rocket, apoiada pela ITAEx para desenvolvimento de um foguete, que ficou em 2º lugar no LASC (Latin American Space Challenge) (Foto: Reprodução)

    Leia mais: Novo reitor do ITA é escolhido pelo Comandante da Aeronáutica; saiba quem é

    Foi então, que seis alunos da turma 61 se juntaram para ajudar com dinheiro e colocar recursos à disposição dos alunos de uma forma não burocrática. Com dinheiro próprio, o grupo chamado Hexavirato, possibilitou a compra de matéria prima, softwares, cursos etc, para o desenvolvimento de projetos acadêmicos.

    “Naquela época surgiu de cara uma impressora para cegos, que tinha uma agulha, que apalpada pelo cego, enviava estímulos de leitura para os dedos“, contou o presidente da ITAEx em SJC, Aurélio Rossi, em entrevista ao podcast Talk+.

    A associação cresceu, se estendeu para integração de alunos formados de todas as turmas, que atuam não só na área de engenharia mas também financeira, de negócios etc. Com isso foi criado um Conselho Diretor de 10 membros de turmas diferentes, a maioria da década de 80, por meio de indicações.

    Muitas iniciativas surgiram. Elas incluem a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e também a criação da mentalidade “iteana” nos alunos.

    Conheça alguns projetos da ITAEx

    ITA Baja

    O projeto auxilia alunos do ITA com aplicação de conhecimentos de Engenharia no projeto e fabricação de protótipos de veículos off-road, geralmente usados fora das estradas comuns para acesso a lugares da natureza.

    A avaliação do projeto é feita em competições e amistosos entre equipes. O objetivo é atingir nível técnico comparável ao exigido em competições internacionais de mesma natureza.  

    AeroDesign

    Por meio do projeto, são desenvolvidas aeronaves pilotadas de forma remota. Nelem, os alunos participantes também competem e com estudantes de engenharia de outras cidades, inclusive.

    A iniciativa  proporciona uma experiência realista de como funciona um projeto complexo de engenharia desde os seus fundamentos até a entrega do produto final, envolvendo a integração entre alunos e ex-alunos.

    ITAndroids

    Mantém e fortalece financeiramente os projetos de robótica. O projeto do ITA oferece apoio para o pagamento de inscrições em eventos e de materiais e serviços para robôs.

    Aconselhamento

    O Aconselhamento apoia, previne, combate e acompanha dificuldades enfrentadas pelos estudantes nos diversos aspectos da vida acadêmica, possibilitando a formação de pessoas e humanização do ambiente da academia.

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresGAPC Taubaté lança campanha ‘Árvore de Natal Solidária’ para auxiliar pacientes
    Próxima Notícia Shoppings estendem horário de funcionamento em São José a partir desta segunda (11)

    Notícias Relacionadas

    Frio ganha força na região e Inmet emite alerta para queda de até 5°C nas temperaturas

    5 de junho de 2026

    Greve de servidores municipais de Taubaté entra no segundo dia

    3 de junho de 2026

    Prefeitura de São José abre processo seletivo para 12 vagas de estágio; bolsa pode passar de R$ 1 mil

    2 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    disk




    Maisgastronomia



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.