09 de dezembro de 2023
São José dos Campos 23° C
Tempo nublado
Dollar R$ 4,933
09/12
SJC 23° C
R$ 4,933


Categoria: Geral, Mais Destaques

Como a merluza pode ajudar pesquisadores brasileiros a combater o Alzheimer

Peptídeo modificado em laboratório com proteína encontrada no peixe inibiu enzima causadora da doença em testes com animais saudáveis

Redação SPRIO+ • Publicado em 20/11/2023, às 16:09 • Atualizado em 20/11/23, às 16:09

O Alzheimer acomete no mundo hoje 40 milhões de pessoas e representa 70% dos casos de demência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pesquisadores brasileiros, porém, têm desenvolvido um estudo que pode ajudar a combater a doença com a ajuda de um personagem curioso: a merluza (Merluccius productus).

Um parceria entre o Instituto Butantan e a Universidade São Francisco (USF) desenvolveu um peptídeo modificado em laboratório a partir de uma proteína encontrada no peixe. Essa molécula inibiu a ação da principal enzima que causa o Alzheimer, a BACE-1.

merluzas mortas sobre gelo

(Foto: Divulgação/A Comer Pescado)

De acordo com o Butantan, durante testes com animais saudáveis foi observado que um dos diferenciais do peptídeo é que ele foi capaz de chegar ao cérebro das cobaias.

Nos testes in vitro com neurônios afetados pelo Alzheimer, a substância bloqueou a atividade da enzima BACE-1.

“Com isso, o peptídeo reduziu a quantidade de beta-amiloides, proteínas tóxicas responsáveis pela doença, mostrando-se um bom candidato para tratamento”, afirma a bióloga Juliana Mozer Sciani, orientadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Toxinologia do Butantan e pesquisadora da Universidade São Francisco.

Coordernadora do estudo, Juliana trabalha com substâncias de animais marinhos há mais de 10 anos e foi responsável por fazer diversas modificações na sequência do peptídeo e simulações até chegar à versão com maior potencial contra a BACE-1.

A proteína original do peixe foi descoberta por pesquisadores da Ásia em 2019 e sua sequência foi disponibilizada em banco de dados.

bióloga juliana mozer sentada em cadeira em laboratório

Bóloga Juliana Mozer (Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

O novo peptídeo desenvolvido demonstrou alta estabilidade e possibilidade de chegar ao alvo. Também se mostrou seguro e sem toxicidade, de acordo com ensaios em animais saudáveis feitos no Butantan pelos pesquisadores Bianca Cestari Zychar, responsável pela plataforma multiusuário de Microscopia Intravital, e Luís Roberto Gonçalves, diretor do Laboratório de Fisiopatologia.

Nos modelos animais, duas horas após sua administração, o composto chegou ao cérebro. Ele passou pelo pulmão, pâncreas, baço e fígado (onde foi metabolizado), mas não se acumulou em nenhum órgão. Depois de seis horas, se concentrou no rim para ser eliminado pela urina. Segundo o Butantan, todos os órgãos ficaram intactos e sem sinal de inflamação ou danos nas células.

Confira também: Ilhabela terá sede do Instituto Baleia Jubarte e mira se tornar ‘capital’ para observação de baleias

Próximos passos

Conhecendo o comportamento do peptídeo em um organismo vivo e sua ação nos neurônios, os cientistas agora irão testá-lo como um tratamento em modelos animais com a doença de Alzheimer para avaliar a sua eficácia.

Ainda há um longo caminho até que o composto possa ser testado em pacientes e transformado em um produto, mas o peptídeo possui uma série de vantagens em relação a outros semelhantes já descritos. Outro ponto positivo é que, além de ser estável e conseguir agir durante horas, ele é um inibidor reversível.

“Isso significa que ele ‘liga e desliga’ a enzima, enquanto outros a bloqueiam completamente. A inibição total pode causar efeitos adversos, já que essa enzima também tem um papel fisiológico na neuromodulação”, destaca Juliana.

Atualmente, existem dois grupos de medicamentos aprovados para tratar o Alzheimer. Eles ajudam a aumentar a expectativa de vida e amenizar sintomas, mas não possuem a capacidade de curar os pacientes.

As medicações provocam uma série de efeitos adversos, como náuseas, diarreia, alergia, perda de apetite, dor de cabeça, confusão, tontura e quedas, segundo o Instituto Nacional do Envelhecimento (NIA) dos Estados Unidos.

Sobre o Alzheimer

O Alzheimer é uma condição neurodegenerativa multifatorial que afeta principalmente os idosos. As alterações no cérebro podem iniciar-se anos antes da manifestação dos primeiros sintomas. Inicialmente, observa-se a perda de memória, que, contrariamente ao equívoco comum, não constitui um aspecto “normal” do envelhecimento e demanda investigação.

Com o tempo, o paciente pode enfrentar dificuldades para manter conversações, responder aos eventos do ambiente e desempenhar atividades cotidianas. Alterações de humor e comportamento também são indicativos. Há uma crença de que o Alzheimer tenha um componente genético, porém não é considerado determinante.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, estudos de longa duração sugerem que a adoção de práticas saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, uma dieta equilibrada e a moderação no consumo de álcool, pode contribuir para a redução do risco de desenvolver a condição.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade










Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Esporte, Mais Destaques

São José Futsal vence Taubaté nos pênaltis e é bicampeão da Liga Paulista

O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Justiça impede empresa de coleta de lixo de encerrar contrato com prefeitura de SJC

A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …

2 dias atrás
Cidades

Defendidas pelos motocas, ‘faixas de espera’ para motos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de SJC

As faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Caminhão de ração pega fogo na Dutra em Roseira

Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

MP emite parecer favorável à prefeitura, que é contra regularização do Banhado

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …

2 dias atrás
Esporte

Caos na Vila Belmiro: veja a destruição após primeiro rebaixamento da história do Santos

Depois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Prefeitura faz intervenção em empresa de coleta de lixo em São José dos Campos

Logo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

São José terá pelo menos sete obras viárias em 2024; veja quais

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …

3 dias atrás
Cidades, Colunas, Mais Destaques

Só aguardando ‘canetada’ de Saud, programa de escolas cívico-miltares na rede municipal será realidade em Taubaté

Apenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Saiba como ficaram os novos espaços do MIC após passarem por mudanças

Adquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2023 © Todos os direitos reservados