O Conselho Federal de Medicina (CFM) tem respondido às demandas da comunidade médica por atualizações nas normas de publicidade e propaganda, em virtude do avanço tecnológico, especialmente nas mídias sociais, que tornou a resolução anterior obsoleta. Recentemente, o CFM publicou a Resolução Normativa 2.336/2023, com entrada em vigor marcada para 13 de setembro de 2023, 180 dias após a publicação.
A nova resolução concede aos médicos a permissão de promover seus serviços nas redes sociais, exibir os equipamentos disponíveis em suas clínicas ou consultórios e compartilhar imagens educativas de seus pacientes, incluindo fotos de banco de imagens.
Um exemplo notável é a permissão para postar fotos de “antes e depois” de pacientes, desde que acompanhadas de informações sobre indicações, resultados positivos, insatisfatórios e possíveis complicações decorrentes dos procedimentos. Os médicos também podem republicar agradecimentos, elogios e depoimentos de pacientes em suas redes sociais, contanto que evitem adjetivos que sugiram superioridade ou prometam resultados. Além disso, a resolução permite a publicação de autorretratos (selfies), imagens e áudios, desde que não tenham características sensacionalistas ou promovam competição desleal.
Uma inovação importante na resolução é a permissão para médicos anunciarem os aparelhos e recursos tecnológicos de suas clínicas ou consultórios, bem como oferecer descontos e promoções, desde que não vinculem as promoções a vendas casadas. Os médicos também podem apresentar seus ambientes de trabalho, incluindo equipamentos com indicações de uso, e informar sobre valores de consultas e opções de pagamento.
Contudo, permanece a proibição de médicos que não são especialistas divulgarem que tratam de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas. Em resumo, a nova resolução proporcionará maior autonomia aos médicos para divulgar suas práticas de maneira responsável, fornecendo informações essenciais aos pacientes para tomar decisões informadas sobre cuidados médicos e aumentando a visibilidade dos profissionais de saúde.
Escrito por Hannah Vast Toledo
Acompanhe também:
Uma mancha vermelha foi identificada em alto mar no canal São Sebastião-Ilhabela e deixa a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado …
1 dia atrásA dívida da Prefeitura de Taubaté é de R$ 1,1 bilhão e irá comprometer em 40% o orçamento do município …
1 dia atrásO São José Esporte Clube anunciou a chegada do atacante Lawan, de 19 anos, para reforçar a equipe na Série …
1 dia atrásA Prefeitura de São José dos Campos passou a utilizar drones nesta semana para combater a dengue em locais de …
1 dia atrásO São José Basketball venceu o São Paulo, com um placar de 89 a 80, em um jogo realizado no …
1 dia atrásA Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos bateu recordes históricos na produção de combustível para aviação e …
1 dia atrásUm casal teve a casa completamente inundada por esgoto na noite desta quarta-feira (22) no centro de Jacareí.
Andressa e Israel …
A Prefeitura de Caçapava anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a mudança de empresa que opera os ônibus do transporte …
2 dias atrásA Justiça Federal condenou a Prefeitura de Aparecida a desocupar o loteamento Jardim Santo Afonso, às margens do Rio Paraíba …
2 dias atrásSão José dos Campos, uma das cidades mais dinâmicas do Vale do Paraíba, é reconhecida por sua força econômica, qualidade …
2 dias atrás