A série audiovisual “Ghost Bikes – Caminhos Interrompidos” (2020) que conta histórias sobre as bicicletas brancas em São José dos Campos, recebeu um prêmio no Festival Mobifilm neste final de semana. O documentário foi um dos 10 filmes premiados no 5º Festival de Filmes sobre Mobilidade – entre 130 que foram enviados – e venceu a categoria de Segurança Viária.
Dividido em seis episódios, os curtas abordam temas como a perda, a memória, a mobilidade urbana e a luta por um trânsito mais seguro para ciclistas.
A série mostra que os ciclistas são vítimas de um sistema que privilegia os automóveis e serve como um tributo às vítimas e um lembrete de que todos temos um papel a desempenhar para tornar as cidades mais seguras para ciclistas. Veja o teaser abaixo.
Para a diretora e roteirista Auira Ariak Boainain, o prêmio reflete todo o trabalho e dedicação que a equipe teve em prepará-lo. “Estou feliz! Esse prêmio me incentiva a continuar nesse caminho, de produzir filmes que tragam informações relevantes e que deem voz à assuntos pouco percebidos pela sociedade”, conta.
Leia também: ‘A Era dos Humanos’: cineasta joseense lança documentário sobre a influência humana no meio ambiente
Invisibilidade
A ideia de produzir um filme que fala sobre as vítimas de acidentes com bicicletas surgiu de uma conversa com a amiga Federica Fochesato (pesquisadora e assistente de direção):
“Uma vez ela me contou uma história de uma das bicicletas, que é a primeira a aparecer no filme. A família colocou junto com o grupo Ciclistas Joseense. Eles se juntaram para colocar essa bicicleta em homenagem à vítima e também como uma forma de alerta para que não acontecesse novamente. Mas foi retirada do lugar algumas vezes, não se sabe quem fez isso, e agora ela já não está mais lá”, diz Auira.
Auira reflete sobre a invisibilidade da morte de ciclistas em acidentes de trânsito. Para ela é como se a cidade não quisesse olhar para esse lugar de dor: “O que me dói um pouco até hoje é ver que pouca coisa mudou. Inclusive, retiraram a maioria das ghost bikes [dos lugares que elas estavam]. Então, eu acho que os filmes fazem sim um grande trabalho de informação, de tocar pessoas e pra esse assunto chamar atenção”, finaliza.
Assista ao teaser de Ghost Bikes – Caminhos Interrompidos
A série “Ghost bikes” é um importante trabalho de conscientização sobre a violência no trânsito. Ela mostra que os ciclistas são vítimas de um sistema marcado pela presença do automóvel.
O documentário utiliza uma abordagem poética e reflexiva para abordar esses temas, com cenas que intercalam depoimentos de familiares e amigos das vítimas, bem como de ciclistas que lutam por um trânsito mais seguro.
Acompanhe também: