Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    SJC – TA PAGO SJC – TA PAGO

    Você está em:Início » Lula cobra países ricos por mudanças climáticas e defende Amazônia na Cúpula do G20
    Mais Destaques

    Lula cobra países ricos por mudanças climáticas e defende Amazônia na Cúpula do G20

    9 de setembro de 2023Updated:9 de setembro de 2023Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    + Adicionar spriomais ao Google
    Google News
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Em discurso na abertura da Cúpula do G20, em Nova Déli, na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou dos países ricos maior compromisso no combate às mudanças climáticas.

    Lula afirmou que os países desenvolvidos, que mais contribuíram para o aquecimento global, devem arcar com os maiores custos para combater o problema.

    Lula participou da abertura da Cúpula do G20 neste sábado (9) na Índia
    Lula participou da abertura da Cúpula do G20 neste sábado (9) na Índia (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

    “É uma dívida acumulada ao longo de dois séculos”, disse Lula. “Desde a COP de Copenhague, em 2009, os países ricos deveriam prover 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático novo e adicional aos países em desenvolvimento. Essa promessa nunca foi cumprida”.

    O presidente brasileiro também alertou para a emergência climática que o mundo enfrenta. “Se não agirmos com sentido de urgência, esses impactos serão irreversíveis”, disse.

    Leia mais: Pix bate novo recorde de transações em um único dia, com 152,7 milhões

    Lula citou o exemplo do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma série de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos, causados pelo ciclone Yakecan. “São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes, os mais impactados”, disse.

    O presidente defendeu que o Brasil tem feito a sua parte para combater as mudanças climáticas. “Nos primeiros 8 meses deste ano reduzimos o desmatamento em 48% em relação ao mesmo período do ano passado”, disse.

    Lula anunciou que, durante o período que o Brasil estiver na presidência do G20, lançará uma “Força Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima”.

    “Queremos chegar na COP 30, em 2025, com uma agenda climática equilibrada entre mitigação, adaptação, perdas e danos e financiamento, assegurando a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas”, disse.

    O que é o G20

    O G20 é um fórum importante para a discussão de questões econômicas e financeiras globais, formado pelos 19 países mais ricos do mundo, mais a União Europeia.

    O grupo tem um papel significativo na promoção da estabilidade econômica mundial e no desenvolvimento de políticas para combater a pobreza e promover o crescimento sustentável.

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    + Adicionar spriomais ao Google
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresDesfiles e prêmios
    Próxima Notícia As 11 melhores padarias em SJC

    Notícias Relacionadas

    A guerra do fast-food continua…

    27 de outubro de 2026

    Thomaz Henrique critica Felicio Ramuth após vice-governador reconhecer vitória de Lula

    27 de outubro de 2026

    PT de SJC provoca Anderson com montagem de Flávio Bolsonaro trabalhando no Burger King

    27 de outubro de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Jacarei







    SJC – TA PAGO SJC – TA PAGO

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.