As UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) de São José dos Campos terão um dispensário eletrônico para retirada de medicamentos.
O objetivo é que os pacientes tenham acesso aos remédios receitados no pronto atendimento, fora do horário de funcionamento das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde).

O dispositivo disponibilizará 27 medicamentos das classes antialérgicos, anti-inflamatórios, analgésicos e anti-hipertensivos.
Um projeto piloto do sistema já está em operação na UPA Campo dos Alemães e segundo a Prefeitura de São José, após avaliação, será instalado para retirada de medicamentos nas demais unidades.
De acordo com o município, o sistema integra a Lei de Inovação por meio de projeto piloto na cidade.
Leia mais: Jacareí tem vagas abertas para cursos profissionalizantes no SENAI
Sobre o funcionamento
• O dispensário eletrônico de medicamentos pode ser utilizado inicialmente, pelos usuários da UPA do Campo dos Alemães a partir das 17h30 das sexta-feiras, aos sábados, domingos e feriados, dias e horários em que a maioria das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve no entorno da UPA estão fechadas para dispensação de remédios.
• Funcionários da UPA estão à disposição dos munícipes para ajudá-los na utilização do novo equipamento.
• Os pacientes recebem receitas com QR Code para identificação dos remédios e quantidades prescritos nas receitas emitidas durante as consultas médicas no local.
• Se houver necessidade de continuidade do tratamento, recebem também uma segunda receita para retirada dos medicamentos durante os outros dias da semana junto aos funcionários da UPA.
• A partir da avaliação deste projeto piloto, a ideia é, num primeiro momento, estender às demais Unidades de Pronto Atendimento, facilitando e garantindo o tratamento até que, caso necessário, os munícipes possam retirar os medicamentos nas UBSs Resolve de suas áreas de abrangência.
Acompanhe também: