O Painel de Astronautas do SSP (Space Studies Program) 23 em São José dos Campos foi marcado por incentivo aos estudos espaciais e de curiosidades sobre o Espaço.
O evento realizado nesta quarta-feira (5) na Farmaconde Arena, contou com a presença de dois grandes astronautas estrangeiros, o canadense e um dos mais experientes da Nasa, Robert Thirsk e a Sian Proctor, primeira mulher afro-americana a pilotar uma espaçonave.

Cerca de 3 mil alunos de escolas públicas municipais e também particulares de São José e região estiveram presentes e puderam tirar suas dúvidas com os dois astronautas.
Questionado sobre as missões espaciais e sobre o retorno do homem à Lua na missão Artemis 2, Robert Thirsk explica que o motivo dos astronautas visitarem a Lua na década atual é dar condições para que as próximas gerações consigam ir para Marte.”Os astronautas que futuramente vão para Marte já nasceram e eles tem entre 10 e 15 anos. O motivo para irmos para a Lua nessa década é para que vocês possam ir para Marte”, disse Thirsk às crianças e adolescentes.
Além disso, ele esclareceu que as missões espaciais acontecem com o objetivo de desenvolver pesquisas que melhorem a vida aqui na terra e que todos os que têm esse sonho devem abraçar a vida acadêmica.”A mensagem que queria deixar é que se algum de vocês têm um sonho, se entregue a ele e se envolva com a escola, porque a escola pode te levar até esse sonho”, finalizou.
Sian Proctor contou sobre sua última experiência, em que pilotou uma espaçonave na Space X Inpiration4, primeira missão orbital totalmente civil em setembro de 2021. Ela mostrou imagens de quando esteve durante três dias no Espaço, onde conseguiu inclusive colocar em prática seus dons artísticos e pintar um quadro.
A mulher destacou o quanto a Terra é brilhante quando vista do lado sideral. “Espero que cada um de vocês possa experimentar a luz da terra no seu rosto” , disse ela. A missão em que Sian esteve foi um teste que pode servir como pontapé inicial para o turismo espacial.
O SSP 23 em São José vai até o dia 25 de agosto e ainda tem outras atividades abertas ao público com a presença de astronautas previstas na programação. Para conferir a grade completa, basta acessar o site da prefeitura.
Leia mais: SSP23: estudos espaciais, em São José, podem gerar mais de US$ 1 trilhão em negócios
Os astronautas
Sian Proctor é astronauta, geocientista e artista espacial. Ela é é CEO da Space2inspire e fundadora da organização sem fins lucrativos Proctor Foundation for Art and Science e a primeira astronauta comercial afro-americana
Proctor é professora de geologia, sustentabilidade e planetologia no South Mountain Community College. A astronauta também trabalhou no primeiro HI-SEAS, um habitat financiado pela NASA para futuros voos tripulados à Marte.
Robert Thirsk é formado e mestre em enganharia mecânica e também em medicina.
Thirsk liderou uma equipe internacional de pesquisas que estudou o efeito da ausência de peso no coração e nas artérias sanguíneas.
Esta equipe foi responsável por criar e desenhar uma ‘roupa anti-gravidade’, que pôde ajudar os astronautas a suportar melhor os efeitos da longos voos espaciais no sistema cardiovascular.
Acompanhe também: