Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Pref SJC – Ferias Pref SJC – Ferias

    Você está em:Início » São José vai estudar a composição do lixo urbano produzido na cidade
    Geral

    São José vai estudar a composição do lixo urbano produzido na cidade

    5 de julho de 2023Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    A Urbam (Urbanizadora Municipal) começou a analisar o lixo produzido em São José dos Campos. O estudo de resíduos sólidos tem como objetivo saber se os joseenses estão disponibilizando o material de forma correta.

    Lixo produzido em São José sendo analisado por funcionários da Urbam
    Lixo produzido em São José sendo analisado por funcionários da Urbam (Foto: Divulgação)

    Nessa pesquisa, é mensurado o volume de lixo comum que chega misturado à coleta seletiva e vice-versa.

    Serão analisados em todo o município, todos os setores da coleta seletiva, coleta comum, coleta de feiras livres, varrição e capina, bem como os rejeitos do Centro de Triagem da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos.

    Neste mês, está sendo feito o estudo da coleta seletiva. No próximo mês, em agosto, começará o da coleta comum.

    Gravimetria

    Chamado de gravimetria, a finalidade é conhecer as características do chamado “lixo urbano”. Isso significa estudar a composição por tipos e o percentual de cada componente de uma amostra. Entre os mais comuns estão papéis, metais, vidros, plásticos e matéria orgânica.

    Com a investigação, será possível colaborar com o planejamento da gestão e manejo dos resíduos, elaborar estratégias de educação ambiental e até mesmo como otimizar os planos de coletas de resíduos.

    O descarte incorreto dos materiais sólidos pode agravar os riscos de contaminação do solo, da terra e do ar. Além disso, ele pode proliferar vetores transmissores de doenças como dengue, leptospirose, disenteria, entre outros.

    A Urbam realiza a gravimetria a cada cinco anos, devido ao aumento populacional, o crescimento e/ou diminuição do poder aquisitivo das pessoas que podem produzir alterações nos padrões de consumo. Desta forma, colaborando com a ampliação ou minimização de resíduos sólidos.

    O método de análise utilizado é o quarteamento conforme os procedimentos propostos pela Cetesb (1990), a norma ABNT NBR 10.007/2004 (amostragem de resíduos sólidos), com algumas adaptações.

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresDubladora do anime One Piece é confirmada na Expocomics em São José neste fim de semana
    Próxima Notícia Biblioteca Municipal de Jacareí vai receber acervo original da Turma da Mônica

    Notícias Relacionadas

    Promotor de Justiça de Jacareí, Fabio Antônio Xavier de Moraes morre aos 52 anos

    21 de julho de 2026

    Fim de semana será de calor e tempo firme no Vale

    18 de julho de 2026

    Milton Nascimento é internado com pneumonia e apresenta boa evolução clínica

    17 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Jacareí




    NIPBR


    Itavema Itavema

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.