Um agente da GCM (Guarda Civil Municipal) usou um spray de pimenta contra uma mulher durante ação de demolição de casas no bairro Chácaras Havaí nesta quinta-feira (29) em São José dos Campos.
Jeanine Samara Vieira, tem 31 anos, e trabalha como recepcionista em um hospital da cidade.
Ela relatou em entrevista ao portal SP RIO+, que estava em sua residência quando foi informada pelos vizinhos que equipes da prefeitura realizavam a demolição da casa de seu tio, próximo ao local. Rapidamente ela se deslocou até o imóvel, que está em construção e questionou sobre a ação, já que segundo a mesma, não houve notificação ou aviso nenhum sobre a demolição.

Jeanine Samara Vieira, de 31 anos, recebeu um jato de spray de pimenta no rosto e foi retirada à força do terreno (Foto: Arquivo pessoal)
Imagens que circulam nas redes sociais detalham o ocorrido.
“Eles não avisam, ninguém pode fazer isso. Como faz uma coisa dessas sem avisar, sem nenhum comunicado? Meu tio mora em uma casa de risco e a prefeitura nunca deu uma casa pra ele, daí vocês vêm e derrubam a casa do meu tio?”, disse Jeanine.
Um dos vídeos registra o momento em que o guarda civil afirma que a mulher precisa se retirar do local por cumprimento de uma ordem municipal. Ao questionar o que pode acontecer caso não se retire, ele responde que fará uso da força e pergunta se já pode constatar a saída da mulher do local. Logo em seguida ela nega e ele dá um jato de spray de pimenta contra o rosto da mulher, que cai no chão.
Leia mais: São José abre concurso com 40 vagas para GCM
Jeanine foi levada pela viatura da GCM até o hospital, onde enquanto passava por atendimento, afirma ter sido escoltada por guardas civis o tempo todo. Após ser medicada, ela foi liberada mas nesta sexta-feira (30) se desloca novamente para o pronto socorro por estar sofrendo uma crise alérgica e afirma que irá registrar um boletim de ocorrência.
Por meio de nota, a administração municipal se manifesta sobre o caso e afirma que a construção foi paralisada devido a risco de escorregamento no local. Além disso, outra edificação também foi demolida pelo mesmo motivo e uma terceira casa, por estar abandonada.
Quanto ao uso de spray de pimenta pelo GCM, a prefeitura de São José afirma que irá apurar o ocorrido.
Confira na íntegra:
A Prefeitura de São José dos Campos esclarece que ocorreu nesta quinta-feira (29), em dois locais da região norte, a demolição de uma casa abandonada que estava ruindo e duas construções paralisadas, as três classificadas pela Defesa Civil como laudo de risco alto e muito alto de escorregamento.
Quanto ao uso de aspergidor de pimenta, a Prefeitura informa que irá apurar o ocorrido.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe também: