Uma série de atividades culturais sobre futebol estão sendo programadas em São José dos Campos com a aproximação da Copa do Mundo Feminina. O plano é que sejam realizados encontros e bate-papos com personalidades joseenses.

É o que revelou em primeira mão Zuleika Sabino, Dra. em História, ao podcast Talk+ .
“Nós vamos tentar juntar as meninas do Raios de Sol, que foram pioneiras aqui em São José. Já conversamos com alguns técnicos, com a primeira árbitra de São José… Vamos fazer um movimento, um bate-papo, uma coisa descontraída. Isso ainda está sendo desenhado”, diz.
Uma reunião está programada para esta sexta-feira (30), entre a historiadora e organizadores do Museu do Futebol de São Paulo, para serem delineados os próximos passos do projeto, que será realizado daqui a pouco tempo.
Zuleika também foi responsável pela pesquisa local que deu origem ao módulo joseense na exposição itinerante “Contra-Ataque! As mulheres do futebol“, que fica no município até 1º de setembro.
Tudo é história
Para compôr o novo projeto, a pesquisadora propõe uma sugestão para as pessoas: doar itens que têm potencial para serem expostos.
“De repente tem um material aí que a gente desconhece e agora é um momento que a gente pode juntar e ver essa capilaridade”, ela fala.
E tudo é válido para ser analisado. Podem ser fotos, vídeos, troféus, medalhas, relatos, recortes de jornal, uniformes, entre outros.
Assim como Zuleika explica: “a gente pode construir esse discurso a partir dos documentos humanos e vir costurando. Nós não precisamos pensar que é necessário ter um documento X”.
Quem desejar fazer essa entrega, pode entrar em contato com o Museu de Esporte de São José por meio do telefone (12) 3921-4112.
Provocação
Apaixonada por ouvir pessoas, Zuleika escutou diversas falas durante a pesquisa que deu origem à exposição Contra-Ataque!, como por exemplo: ‘ eu só tenho um recorte de jornal’ ou que ‘ah, é só uma foto minha de quando eu era criança’ e que, apesar desses serem somente um elemento de uma história inteira, tudo é importante.
Para provar que todos os itens são importantes, a pesquisadora comentou que ainda existem muitos materiais que podem ser colhidos e as pessoas que possuem esses itens ainda estão num momento que podem narrar suas experiências.
É a partir da fala, da escuta, do recolhimento e reconhecimento de diversos materiais, que a História vai se construindo.
“As pessoas pensam que suas histórias não são importantes e acabam se desfazendo de seus pertences que têm muito a contar. Nada é descartável”, complementa.
Contra-Ataque! As mulheres do futebol
A exposição foi aberta ao público em 12 de junho e fala sobre a luta e a resistência de jogadoras de futebol. A mostra exibe todo o panorama brasileiro e também aborda o esporte em São José dos Campos, desde a proibição da prática até as principais vitórias conquistadas. Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Veja a entrevista completa com Zuleika Sabino
Acompanhe também: