Chegando perto da metade da temporada de baleias e golfinhos, os números de observações já mostram que 2023 tem sido um ano único para o avistamento dos cetáceos em Ilhabela. Até a primeira metade do mês de junho, 63 jubartes foram avistadas.
Segundo o Projeto Baleia à Vista, o número deste ano é cerca de quatro vezes maior aos dados do mesmo período em 2022, que registrou 15 avistamentos.
Aliás, 12 espécies de baleias e golfinhos frequentam a região ao longo do ano.
A mais destacada é a baleia jubarte, com seu comportamento acrobático, ela dá um show no mar. Elas estão de passagem por Ilhabela e costumam ser mais vistas entre os meses de junho e agosto.

Animais e turismo
As jubartes são migratórias, todos os anos viajam cerca de 5.000 km desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos na Bahia, buscando águas mais quentes para a reprodução.
Ao propósito, a presença destes grandes mamíferos tem chamado atenção dos turistas.
Por isso, segundo a própria Prefeitura, Ilhabela realiza um trabalho contínuo há três anos focado na qualificação da educação e promoção ambiental, para poder estruturar este segmento e garantir que o turismo seja sustentável, impulsionando a economia. A temporada de avistamento vai seguir até o mês de setembro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, explica como a cidade trabalha este novo produto.
“Temos trabalhado junto a importantes parceiros, como o Viva – Instituto Verde e Azul, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Baleia Jubarte. Produzimos um guia turístico específico para a observação de baleias e golfinhos, desenvolvemos um vídeo com regras para avistagem segura e estamos divulgando para as marinas e nas redes sociais“.
Além disso, a observação de baleias e golfinhos também é uma atividade com alto valor agregado, o ticket médio pode variar entre 57% e 130% acima do valor de um passeio de barco tradicional para o Bonete, segundo a Prefeitura de Ilhabela.
Essa variação ocorre em função dos roteiros e experiências oferecidas pelas agências. A Prefeitura diz que a expectativa do público é alta e percebem a satisfação das pessoas aos comentarem o que vivenciaram.
Acompanhe também: