A partir de 25 de junho, os visitantes do Museu do Folclore, em São José dos Campos, terão uma nova atração para prestigiarem. A exposição temporária “Sortes e Simpatias no Imaginário Junino” chega para falar sobre as festas juninas, que são comemorações típicas neste período do ano.
O cenário será montado com efeito 2D e exibirá textos, relatos de campo, cenários e elementos representativos do tema através das cores e formas das bandeirolas juninas.
Por abordar diversos aspectos, como culinária, música, vestuário e outros, a curadoria resolveu focar “nas sortes e simpatias relacionadas, particularmente, aos três principais santos juninos: São João, São Pedro e Santo Antonio”, de acordo com a museóloga do Museu, Mariana Boujadi.
A exposição poderá ser visitada até meados de outubro, de terça a domingo, das 9h às 17h. Ela será montada em uma das salas do mesmo prédio onde está instalada, desde 2006, a exposição de longa duração do museu (‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’). A entrada é gratuita.
Várias simpatias estão atreladas à busca de amor ou casamento, especialmente as relacionadas a Santo Antonio. Uma das mais clássicas para arrumar namorado é colocar o santo de cabeça para baixo dentro de um copo d’água ou de cachaça. Ele só será retirado do castigo depois que atender o pedido.
Outra simpatia precisa ser feita especificamente no dia de Santo Antonio (13 de junho). A pessoa deve retirar o Menino Jesus do colo do santo e deixá-lo virado para a parede, prometendo que o devolverá assim que Santo Antonio lhe trouxer um namorado.
Para São Pedro, a simpatia é para proteger a casa e deve ser feita na véspera do dia do santo (29 de junho). O interessado deve encher um copo d’água até quase a boca e adicionar uma colher de sopa de açúcar, uma de sal e um dente de alho socado com casca e tudo.
Depois, deve colocar as chaves da casa dentro do copo e deixá-lo no sereno. Na sequência, a pessoa deve rezar a oração de São Pedro e pedir para que ele proteja seu lar, afaste a inveja, inimigos visíveis ou invisíveis. Na manhã seguinte, as chaves devem ser lavadas em água corrente e a água que foi preparada jogada na terra.
Sortes e Simpatias no Imaginário Junino
A partir de 25 de junho
Terça a domingo, das 09h às 17h
Entrada gratuita
Endereço:Av. Olivo Gomes, 100 Parque da Cidade – Santana, São José dos Campos
Acompanhe também:
Uma mancha vermelha foi identificada em alto mar no canal São Sebastião-Ilhabela e deixa a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado …
1 dia atrásA dívida da Prefeitura de Taubaté é de R$ 1,1 bilhão e irá comprometer em 40% o orçamento do município …
1 dia atrásO São José Esporte Clube anunciou a chegada do atacante Lawan, de 19 anos, para reforçar a equipe na Série …
1 dia atrásA Prefeitura de São José dos Campos passou a utilizar drones nesta semana para combater a dengue em locais de …
1 dia atrásO São José Basketball venceu o São Paulo, com um placar de 89 a 80, em um jogo realizado no …
1 dia atrásA Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos bateu recordes históricos na produção de combustível para aviação e …
1 dia atrásUm casal teve a casa completamente inundada por esgoto na noite desta quarta-feira (22) no centro de Jacareí.
Andressa e Israel …
A Prefeitura de Caçapava anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a mudança de empresa que opera os ônibus do transporte …
2 dias atrásA Justiça Federal condenou a Prefeitura de Aparecida a desocupar o loteamento Jardim Santo Afonso, às margens do Rio Paraíba …
2 dias atrásSão José dos Campos, uma das cidades mais dinâmicas do Vale do Paraíba, é reconhecida por sua força econômica, qualidade …
2 dias atrás