A Prefeitura de São José dos Campos possui mais de 40 mil árvores cadastradas que compõem o patrimônio arbóreo público da cidade. O número corresponde a 50% do total estimado no Plano Municipal de Arborização Urbana, que calculou a presença de 80 mil árvores urbanas na região.
O cadastro das árvores começou em junho de 2020 e envolveu a identificação de árvores presentes em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município. Cada árvore recebe uma placa de identificação com numeração específica e QR Code, que pode ser acessado por dispositivos móveis.
Através da leitura do QR Code, o munícipe tem acesso a informações como nome popular e científico, altura, condições de saúde, data da coleta e localização geográfica da árvore. Além disso, também é possível acompanhar os laudos realizados pelos técnicos da Prefeitura.
Todas essas informações podem ser acessadas pelo endereço eletrônico gravado na placa, com numeração específica para cada árvore.

As árvores da cidade oferecem inúmeros benefícios, como sombra, melhora da qualidade do ar e do conforto térmico, interceptação de água das chuvas, redução da poluição sonora, abrigo para a fauna e humanização da cidade, além de valorização do espaço urbano.
O Plano Municipal de Arborização Urbana é um dos instrumentos para planejamento e gestão da arborização urbana do município, trazendo diretrizes para implementar a arborização na cidade.
O programa Arboriza São José, que faz parte desse plano, reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, incluindo o plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores em vias públicas, emissão de laudos e capacitação técnica, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema.
O trabalho da cidade na gestão das árvores urbanas foi reconhecido pelo programa Tree Cities of the World, pelo quarto ano consecutivo, reforçando o compromisso de São José dos Campos com a preservação e desenvolvimento da arborização urbana.
Acompanhe também: