A ONG Orientavida, única organização não governamental parceira da Disney no mundo, atua na capacitação de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade.
O projeto, nascido em Potim, desenvolveu bags sustentáveis com design exclusivo sorteadas entre os dias 2 e 14 de maio para os consumidores. Neste episódio do podcast Talk+, conversamos com Verônica Nunes, umas das multiplicadoras da ONG, e Ana Eliza Angelieri, relações institucionais da Orientavida.
Com 24 anos de história, a Orientavida já atendeu cerca de 1.500 famílias e realizou trabalhos até mesmo para o Papa Bento XVI. Além da Disney, a ONG tem parceria com a Universal Studios e Netflix.
A maioria da equipe é arrimo de família e, após um período de capacitação do projeto, passou a produzir peças de artesanato, decoração, acessórios e roupas mediante demanda de parceiros.
Verônica faz parte da ONG há cerca de 10 anos e comentou sobre o sentimento de estar nesta organização.
“Para mim é muito gratificante porque eu estava em casa trabalhando e aí vir pra cá e saber que tem tanta gente que precisa aprender o ofício e graças a Deus, ele me deu o dom de ensinar, para mim não tem preço”.
A declaração foi dada ao Portal SP RIO+ nesta semana. A entrevista completa está disponível no YouTube, no Spotify e ao final desta matéria.
Ela começou como aprendiz na ONG e hoje ensina outras mulheres a fazerem corte e costura. Dentro da organização, estas pessoas são chamadas de multiplicadoras. Verônica conta sobre essa experiência e processo.
“Eu comecei pegando trabalho em casa com as artesãs e aí surgiu o convite de vir trabalhar com elas. Como eu já conhecia elas pelo fato de terem trabalhado anos atrás com minha mãe, então ter voltado para cá é muito bom”.
A Orientavida é a única ong do mundo a ter parceria com a Disney e por meio dela criou a coleção “Alice No País das Maravilhas”, que recebeu o prêmio mundial de Melhor Produto Adulto da Linha de Decoração, pela Walt Disney Fashion& Home.
Após esta primeira coleção, vieram os convites para o desenvolvimento de peças para os Muppets, OZ- Mágico Poderoso, Cinderela, Star Wars, Mickey e Minnie.
“A gente é a única ONG licenciada pela Disney no mundo e isso é um prêmio para nós, que nos engrandece enormemente, isso desde 2009. Então a gente é provocada pela Disney sempre para grandes desafios e juntos ganhamos diversas premiações internacionais. A úlitma foi com um Mickey que nomeamos de Mickey Sensorial, feito com diversas texturas, cada parte dele era composto por um material de textura. Ele era pensado em PCDs, mais precisamente para pessoas do espectro autista que têm disfunções sensoriais”, afirmou Ana.
Ana Eliza também falou que por conta da parceria com a Disney, a ONG passou a ser auditada anualmente e segundo ela, isso reflete em um selo de transparência e seriedade. Em 2019, a Orientavida passou a ser licenciada pela Universal Studios.
Também falamos com Fernando Marchesi, superintendente do Center Vale Shopping, localizado em São José dos Campos. Abordamos a ação de Dia das Mães e fizemos um panorama geral sobre a atuação do projeto com Verônica e Ana.
“Nós conseguimos um parceiro, que é a Orientavida, que além de fazer o incentivo às vendas, colocar a questão de inclusão social e sustentabilidade. Esse grande parceiro trabalha com mulheres que são mães e acaba sendo algo feito de mães para mães”, comentou Fernando.
Durante a ação, a cada R$ 600,00 em compras, os clientes poderão escolher entre dois modelos.
As 6500 bags que estarão disponíveis foram produzidas em um período de pouco mais de um mês, feitas com algodão reciclado e poliéster de garrafas pet nos teares da EcoSimple, empresa parceira da ONG.
Ana Eliza comentou sua visão sobre a parceria entre a ONG e o CenterVale.
“A Orientavida tem um DNA muito diferenciado de outras entidades, que é não ter um perfil de captação de doação. Nós proporcionamos todo o impacto social através de receita oriunda de produtos e a gente mantém as nossas mulheres engajadas através de produto. Então para nós é essencial que cada vez mais empresas olhem para nós como um hub de propósito e impacto social”.
“Quando o shopping nos procurou para criar uma campanha de dia das mães que tivesse uma interlocução com com o impacto, para nós é essencial porque tinhamos uma capacidade produtiva ociosa naquele momento e o perfil das nossas mulheres não tem outra renda que não seja o trabalho, então se não tiver demanda, na casa daquela família vai tar faltando. Para mim, veio no momento propício e comprova o quanto o CenterVale está comprometido com causas sociais e sustentabilidade”, finalizou.
Além disso, cada cliente que ganhar a bolsa poderá, por meio de QR Code, ter acesso às histórias de vidas de cada mulher que contribuiu para a confecção dos produtos.
Acompanhe também:
Uma mancha vermelha foi identificada em alto mar no canal São Sebastião-Ilhabela e deixa a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado …
1 dia atrásA dívida da Prefeitura de Taubaté é de R$ 1,1 bilhão e irá comprometer em 40% o orçamento do município …
1 dia atrásO São José Esporte Clube anunciou a chegada do atacante Lawan, de 19 anos, para reforçar a equipe na Série …
1 dia atrásA Prefeitura de São José dos Campos passou a utilizar drones nesta semana para combater a dengue em locais de …
1 dia atrásO São José Basketball venceu o São Paulo, com um placar de 89 a 80, em um jogo realizado no …
1 dia atrásA Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos bateu recordes históricos na produção de combustível para aviação e …
1 dia atrásUm casal teve a casa completamente inundada por esgoto na noite desta quarta-feira (22) no centro de Jacareí.
Andressa e Israel …
A Prefeitura de Caçapava anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a mudança de empresa que opera os ônibus do transporte …
2 dias atrásA Justiça Federal condenou a Prefeitura de Aparecida a desocupar o loteamento Jardim Santo Afonso, às margens do Rio Paraíba …
2 dias atrásSão José dos Campos, uma das cidades mais dinâmicas do Vale do Paraíba, é reconhecida por sua força econômica, qualidade …
2 dias atrás