Estão abertas as inscrições para o Edital Bolsas de Pós-Doutorado para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros da Universidade de São Paulo (USP). A instituição disponibilizará 50 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais. O aporte tem duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
As bolsas são oferecidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).
A seleção de bolsistas será feita mediante avaliação do Plano de Trabalho, por mérito acadêmico, pela contribuição para o desenvolvimento da pesquisa e avanço do conhecimento em sua área de incidência, e por avaliação curricular/experiência na área escolhida para desenvolvimento do projeto.

Em nota, a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lucia Duarte Lanna, explicou a proposta do programa.
“Nosso objetivo é contribuir para a diversificação racial do contingente de pós-doutores negros, aumentando as chances de diversificação racial e de gênero dos docentes não só na USP, mas em todas as universidades brasileiras”, disse.
O edital irá selecionar projetos que visem à ampliação e à ressignificação de temas, problemas e abordagens relacionados a todas as áreas do conhecimento.
O bolsista também receberá um valor adicional de 10% do valor da bolsa referente à reserva técnica, que poderá ser utilizado em pagamento de diárias e passagens aéreas, participação em eventos, publicação de artigos e compra de material de consumo para pesquisa.
Como se inscrever
Os cadastros podem ser feitos por pesquisadores negros de todo o Brasil até o dia 10 de maio.
É necessário preencher um formulário on-line e enviar o currículo Lattes atualizado, fotografia recente, auto declaração racial, projeto de pesquisa e plano de trabalho. O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
O candidato deve ser brasileiro, ter concluído o doutorado e possuir traços fenotípicos que o caracterizem como de cor preta ou parda.
Acompanhe também:
Leia mais notícias de educação clicando aqui.