Diversas cidades do Vale Histórico receberão uma visita do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) entre os dias 20 e 24 de março. A ação tem caráter preventivo e focará em assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo órgão.
Serão nove agentes fiscais identificados que irão atuar em empresas sem registro ou sem responsável técnico, obras de médio e grande porte, além de demandas das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs).
Estão previstas 250 diligências nos municípios de Lorena, Piquete, Lavrinhas, Silveiras, Cachoeira Paulista, Areais, Canas, Cruzeiro, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Arapeí.

Segundo os organizadores da ação, serão apuradas denúncias recebidas pelo órgão. Para isso, os agentes visitarão empresas e obras para verificar a presença de profissionais registrados no Conselho.
Balanço de 2022
Segundo o Crea-SP, o ano passado se encerrou com mais de 462 mil ações de fiscalização em todo território paulista. O número representa mais um recorde histórico para o Conselho, ultrapassando a meta de 400 mil ações fiscalizatórias estabelecida para o período.
Este ano, a meta é realizar 600 mil operações.
De 2015 a 2022, as fiscalizações do Conselho aumentaram cerca de 1.600%. Segundo os especialistas, o crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas.
Como denunciar ao Crea?
O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.
Podem ser denunciadas infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.
Acompanhe também: