Indústrias de SJC de grande porte estiveram presentes em uma reunião com o vice-governador Felício Ramuth (PSD), no Palácio dos Bandeirantes. Sob a liderança da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), um grupo de diretores e gerentes do setor estiveram com o vice-governador e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de SP, Jorge Lima.
A reunião teve como pautas a ampliação do uso de energia limpa, o fortalecimento dos pilares ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança) e políticas com o ICMS, além de ter sido uma oportunidade das indústrias de SJC pedirem mais apoio do governo do estado.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, a diretora da regional do Ciesp em São José dos Campos, Alexandra Gioso, e representantes da Bayer, Nestle, Novelis, Johnson & Johnson, Ericsson, Embraer e Grupo Antolin. O encontro também contou com a participação do vice-diretor do Ciesp de São José dos Campos, Rodrigo Garbelotto, e com o diretor jurídico da regional, Denílson Oliveira.
A diretora regional do Ciesp abriu a reunião apresentando ao vice-governador algumas iniciativas de São José dos Campos, como o Plano de Desenvolvimento de Oportunidades nas cidades, que é um estudo que identifica, analisa e propõe uma governança local para trabalhar o desenvolvimento da vocação regional.
Leia mais: INVOZ destaca atuação de mulheres dentro da instituição e mercado de trabalho
Além disso, também foi levado ao Palácio dos Bandeirantes o “Acelera”, concurso que incentiva o empreendedorismo, investimentos e inovação, e o “Programa Elas na Indústria”, que visa oferecer capacitação a mulheres que estão desempregadas.

Outro programa que ganhou destaque na reunião é o “Jornada de Transformação Digital do Ciesp”, lançado no ano passada e que tem como objetivo ajudar na digitalização de micro, pequenas e médias empresas do estado de São Paulo.
As empresas e o Ciesp também pediram soluções em relação a questões tributárias como o passivo acumulado de ICMS e o chamado ICMS Exportação, crédito de estímulo às indústrias exportadoras.
Em respostas às demandas das indústrias de SJC, o secretário Jorge Lima afirmou que um dos principais pontos de atenção do estado de São Paulo neste momento é com a transição energética, que representa a ampliação do uso de energia limpa.
Já de acordo com Felício Ramuth, “O Governo de São Paulo vai estar próximo das empresas e dos negócios”.