A Prefeitura de Ubatuba informou nesta segunda-feira (27) que normalizou todos os serviços na cidade após as intensas chuvas que atingiram o Litoral Norte nos dias 18 e 19 de fevereiro.
“Fizemos esse trabalho todos esses dias focando o restabelecimento de Ubatuba. Ainda estamos em atuação, mas a cidade de Ubatuba está bem controlada. As estradas já estão com acesso liberado e estamos trabalhando, internamente, nas 46 ruas afetadas, nos bairros e nos empenhando nos planos de ajuda humanitária”, disse a prefeita Flavia Pascoal.
A prefeita de Ubatuba destacou que todos os setores da prefeitura estão trabalhando desde sábado à noite, dia 18.
Ela também lamentou o único óbito registrado na cidade por conta do temporal, de uma garota de 7 anos atingida por uma pedra enquanto dormia.
A retomada das aulas na EM Nativa Fernandes, no Sertão da Quina, aconteceu nesta segunda-feira (27) após a unidade servir como apoio para as famílias desalojadas pela chuva, com refeições sendo servidas diariamente.
De acordo com a Prefeitura, as famílias já estão amparadas e o jantar da sexta-feira passada (24) foi a última refeição servida na escola visando justamente a retomada das aulas.
Flavia Pascoal garantiu também que turistas e veranistas podem voltar a frequentar normalmente a cidade.
“Nossa principal indústria é o Turismo. De 8 a 21 de fevereiro, recebemos 350 mil carros. As pessoas já podem retomar suas viagens”, disse.
No entanto, mesmo com a retomada, a prefeita manifestou solidariedade aos municípios vizinhos, também atingidos pelas chuvas..
“Não posso deixar de prestar todas nossas condolências à cidade de São Sebastião. Tivemos com os dois ministros e os prefeitos Felipe Augusto e Toninho Colucci em Ubatuba e estamos nos ajudando dentro do Litoral para poder restituir e nos recuperarmos de tudo o que aconteceu na região, principalmente, em São Sebastião. Agora é hora de unir forças”, afirmou.
Condição das praias
Na manhã desta segunda-feira (27), as únicas praias com bandeia vermelha em Ubatuba são a de Itaguá e Iperoig. Para conferir a balneabilidade das demais praias do Litoral Norte acesse o site da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Trânsito e situação das estradas
SP 125 Oswaldo Cruz – Operando normalmente. Trecho de serra com tráfego normal nos dois sentidos;
SP 055 Rio-Santos – Trecho de Ubatuba operando normalmente, apenas com tráfego intenso sentido São Sebastião;
BR-101 – Pista sentido Rio-Sp com obras em Ubatuba entre kms 18 e 22. Tráfego no local funcionando em pare e siga;
Tamoios – Trânsito livre com obras em alguns pontos, mas fluindo normalmente.
Trilhas em Ubatuba
De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, os trajetos de algumas das trilhas na cidade foram impactados pelas chuvas e atualmente estão fechados ou interditados. Confira:
Trilha das 07 Praias
A Trilha das 07 Praias, mais especificamente no trecho da Fortaleza ao Cedro, sofreu uma queda de barreira, prejudicando o trecho de passagem. A interdição no local já foi sinalizada. ]
A Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) informa que planeja para terça-feira, 28, uma ação intersetorial com apoio de outras secretarias e de voluntários, para estudo de uma possível desobstrução ou estudo de um novo trecho de trilha e, talvez, um reflorestamento posterior no ponto da queda após diagnóstico.
O objetivo é analisar e fazer um paliativo de liberação para não prejudicar ainda mais o ecoturismo.
Trilha Pico do Corcovado
O atrativo Trilha Pico do Corcovado, acessado tanto pelo Núcleo Santa Virgínia como pelo Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, está fechado para visitação desde o dia 30 de dezembro. A medida é uma consequência das condições meteorológicas.
Assim como a trilha do Corcovado, a Cachoeira da Água Branca, que fica na região sul de Ubatuba, também se encontra fechada devido às condições meteorológicas. A ação preventiva da Fundação Florestal visa evitar acidentes no local, uma vez que as chuvas intensas aumentam a força das águas.
Usuários que pretendam realizar a trilha do Pico do Corcovado pela entrada do Núcleo Picinguaba deverão obrigatoriamente fazer o agendamento prévio com o Parque.
O contato pode ser feito pelo telefone 12 3832-1397 (Escritório Regional da Fundação Florestal) ou pelo e-mail npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.gov.br.
Já para o acesso pelo Núcleo Santa Virgínia, para obter mais informações é necessário entrar em contato pelos telefones (12) 3671-9159 ou 3671-9266 ou pelos e-mails nucleosantavirginia@gmail.com/pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br.
Clique aqui para receber nossas notícias no WhatsApp!
Acompanhe também: