A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de pomada para modelar, fizar e trançar o cabelo.
A decisão é temporária mas valerá até que sejam feitas análises, testes e conclusões sobre o risco de intoxicações.

A Resolução nº475 foi publicada na última quinta-feira (9), no Diário Oficial da União.
Os produtos que ainda estão em salões de beleza ou nas residências, adquiridos antes da medida, também não devem ser usados.
Além disso, a regra de segurança vale para distribuição e exposição para venda de todos os lotes de algum tipo deste cosmético, nas lojas em geral.
No final de 2022, em dezembro, a Anvisa fez um alerta sobre o uso da pomada e a ameaça de cegueira temporária.
Além da perda de visão, foram observados outros sintomas, como: muita ardência nos olhos, coceira, vermelhidão e inchaço na região, lacrimejamento intenso, dores de cabeça e queda de cabelo.
De acordo com os dados divulgados, os casos foram observados depois que as pessoas usaram a pomada e mergulahram na piscina, mar, tomaram banho de chuva ou transpiraram.
Cuidados com a pomada
Caso a pessoa já tenha usado a pomada para modelar, antes da recomendação da Anvisa, alguns cuidados devem ser tomados, como: lavar cuidadosamente os cabelos, com a cabeça inclinada, para não correr o risco de escorrer para os olhos.
Se cair nos olhos, lave imediatamente com bastante água. Em casos mais graves, caso haja intoxicação, procure um médico.
Acompanhe também:
Instagram | Youtube | Facebook | Twitter | Spotify
Clique aqui para receber nossas notícias no WhatsApp!