As histórias de uma cidade são majoritariamente contadas pelas pessoas que moram nela. É sobre isso que o projeto da Fundação Cultural de Jacarehy quer falar no Itinerários Afetivos. O programa visa mapear e reunir contos, histórias e memórias dos moradores sobre Jacareí.

O olhar das pessoas é a principal fonte de informações para construir uma imagem única por meio de memórias individuais. A iniciativa busca uma construção coletiva, junto à população, de lugares de memória da cidade. As pessoas poderão gravar vídeos ou registrar com fotos, os locais afetivos de cada um. Esse material poderá ser enviado por meio de uma plataforma digital.
O projeto foi lançado em abril de 2022 e visa valorizar o patrimônio cultural de Jacareí por meio dos depoimentos dos próprios moradores.
Em entrevista ao podcast da SP RIO+, Talk +, Guilherme Mendicelli, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, explica a importância do projeto para a preservação da história da cidade.
“Queremos através desse projeto fazer um registro e um mapeamento dessas memórias afetivas de modo a preservá-las também dentro da nossa política de patromônio. Queremos fazer essas pontuações para que as pessoas tenham a oportunidade de lembrar dos seus antepassados e de salvaguardar sua história.”, explica o presidente.
O projeto irá trabalhar com as memórias dos munícipes como patromônio histórico e cultural de Jacareí. Guilherme Mendicelli explica que as memórias, de pessoas comuns da cidade, formam uma história coletiva.
“Nas políticas de patrimônio, quanto mais a gente conecta e da unidade para a memória, mais a gente tem um futuro próspero, com características, com tradição e pertencimento.”
Saiba mais sobre cultura, entretenimento e eventos no Vale do Paraíba.
Sobre a Fundação Cultural de Jacarehy
A Fundação foi criada em 1981 para administrar o Museu de Antropologia do Vale de Paraíba – MAV, bem como o Patrimônio Cultural da cidade de Jacareí como um todo.
Primeiramente, era parte integrante da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo. Em 1993 passou a ser Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”.
A Fundação Cultural de Jacarehy tem como objetivo estabelecer premissas básicas para uma política cultural do Município, promover estudos, projetos e programas para o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e promover uma política de defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico, paisagístico e cultural do município.