Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Itavema Itavema

    Você está em:Início » Ponte Mário Covas, ‘a terceira ponte’, é inaugurada em Jacareí
    Cidades

    Ponte Mário Covas, ‘a terceira ponte’, é inaugurada em Jacareí

    12 de janeiro de 2023Updated:12 de janeiro de 2023Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    A Ponte Governador Mário Covas, conhecida popularmente como ‘Terceira Ponte’, foi inaugurada nesta quinta-feira (12) em Jacareí. O Portal SP RIO+ esteve presente do evento de inauguração e registrou algumas imagens.

    A nova via, que liga as avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, faz parte do pacote de obras que serão realizadas para construção do Anel Viário.

    Entrada da Ponte Mário Covas, em Jacareí; foto mostra uma placa azul em um gramado, com uma calçada e a pista ao fundo, com céu azul.
    Entrada da Ponte Governador Mário Covas – Foto: Matheus Andrade/SP RIO+

    O objetivo da terceira ponte, segundo a Prefeitura, é oferecer uma interligação viária direta entre as regiões Leste, Oeste e Norte, sem passar pela região central da cidade.

    Homenagem à Mário Covas

    Ponte Governador Mario Covas, em Jacareí, foi inaugurada. Foto mostra a placa de homenagem, com diversas pessoas em volta, com a foto do ex-governador no meio, em homenagem.
    Autoridades abaixam o pano de descerramento em homenagem ao ex-governador Mário Covas – Foto: Matheus Andrade/SP RIO+

    O filho do ex-governador Mário Covas, Mário Covas Neto, esteve presente no evento de abertura.

    Em entrevista ao Portal SP RIO+, ele disse que a homenagem a seu pai é uma forma de mantê-lo vivo na memória dos paulistas.

    “Logo que morreu, meu pai teve uma série de homenagens. Estamos há 21 anos do falecimento dele, tem muita geração vindo aí. Muitas pessoas que estiveram hoje no evento nem o conheceram porque não tem idade para isso. Então você ainda ser lembrado e homenageado desta forma é motivo de muito orgulho. Para mim, além do orgulho, é a responsabilidade de não frustar toda essa imagem que ele deixou”, disse.

    Ele também destacou que o “legado dos Mario Covas” continua, já que seu filho também leva o mesmo nome, sendo o 4º desta geração de nomes iguais.

    Mário Covas Júnior foi o trigésimo governador do estado de São Paulo, entre 1 de janeiro de 1995 e 22 de janeiro de 2001. Além de político filiado ao ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), era engenheiro por formação.

    Precisou se afastar do cargo em decorrência de um câncer que o acometeu. Faleceu em em 6 de março de 2001.

    A ponte recebeu seu nome porque foi ele quem doou parte do terreno (12.950m²) ao município, que era de propriedade do Estado de São Paulo, para execução da obra, em 1998.

    40 anos de espera

    Entrada da ponte – Foto: Matheus Andrade/SP RIO+

    A ponte já era um desejo antigo da população de Jacareí. À SP RIO+, o prefeito Izaias Santana (PSDB) explicou porque a obra demorou tanto para ser concluída.

    Segundo ele, a obra era complexa porque deveria ser feita em uma área de industrias, cercada por tubulações de ar, gás, captação de água etc. Além disso, houve também questões burocráticas, como aprovação e licenciação do projeto.

    O projeto também precisou passar por aprovações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Ministério Público, que avaliou questões ambientais.

    “Quando você vê todas essas dificuldades, o que os prefeitos pensam: ‘vamos fazer o que a gente pode entregar, aquilo que é mais prátio’. Por isso que foi feita a área em 1998 e o projeto em 2009. Mas nós decidimos fazer mesmo que não fosse para entregar em nosso mandato. Então estou muito satisfeito de ter conseguido tirar todos esses obstáculos”, destacou Izaias Santana.

    Detalhes da Ponte Mário Covas

    A Ponte Mário Covas custou mais de R$ 35 milhões, 70% a mais cara do que o previsto inicialmente.

    A previsão inicial era que a ponte fosse entregue em abril de 2022, mas o prazo foi estendido para 5 de agosto de 2022. Entretanto, foi concluída neste ano.

    A obra está inserida numa avenida de 970 metros de extensão em pista dupla, com duas faixas de tráfego.

    Ao longo de seu trajeto, a rede elétrica será subterrânea, com iluminação pública em LED e pista de ciclovia interligada com as demais e as novas ciclovias da cidade.

    Ponte Mário Covas 'a terceira ponte' inaugurada em Jacareí
    Foto: Matheus Andrade/SP RIO+

    Além de obedecer a padrões modernos de mobilidade, acessibilidade, segurança e eficiência energética, uma das maiores preocupações do projeto foi a preservação ambiental do Rio Paraíba do Sul e suas matas ciliares, patrimônio natural de Jacareí.

    Assim como as demais obras do município, a implantação da nova ponte atende a critérios de qualidade ambiental, conforme atestado pelos órgãos estaduais e federais competentes, como a CETESB, responsável pelo licenciamento ambiental, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

    Autoridades em cima de um palco durante inauguração da ponte.
    Autoridades discursam durante a inauguração da ponte – Foto: Matheus Andrade/SP RIO+

    A construção da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul integra o conjunto de obras e intervenções previstas no Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), que estão sendo financiados com recursos do contrato de financiamento externo firmado entre o Município e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), num total de US$ 60 milhões.

    Acompanhe os conteúdos da SP RIO+ no Instagram, Youtube e Facebook

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresVeja a programação completa do Verão Ilhabela Viva 2023
    Próxima Notícia Venda de ingressos para a estreia do EC Taubaté na Série A-2 é iniciada

    Notícias Relacionadas

    Prefeitura abre inscrições para 20ª Mostra de Teatro de Taubaté

    21 de julho de 2026

    Sabesp antecipa manutenção que pode deixar até 70% de São José sem água até quarta

    21 de julho de 2026

    Três cidades do Vale aparecem entre as mais frias do estado neste domingo

    19 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Jacareí




    Vista Santana


    Destination

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.