Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Meet

    Você está em:Início » Após ataques bolsonaristas em Brasília, Moraes afasta governador Ibaneis Rocha por 90 dias
    Mais Destaques

    Após ataques bolsonaristas em Brasília, Moraes afasta governador Ibaneis Rocha por 90 dias

    9 de janeiro de 2023Updated:9 de janeiro de 2023Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo por 90 dias por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na madrugada desta segunda-feira (9).

    O afastamento de Ibaneis vem após os ataques de bolsonaristas ao Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o prédio do STF, em Brasília (DF), neste domingo (8), que acabaram levantando uma sensação de omissão das autoridades locais.

    governador de brasília ibaneis rocha
    Governador de Brasília afastado do cargo, Ibaneis Rocha (MDB) – (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

    Moraes considerou a postura do governador omissa por ter chamado as ações violentas dos bolsonaristas de “livre manifestação política em Brasília” e por ter ignorado apelos de autoridades para traçar um plano de segurança parecido ao empregado no 7 de Setembro.

    “Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do Governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”, escreveu o ministro na decisão.

    Além disso, ele afirmou que os atos golpistas só podem ter tido a anuência do governo do DF, visto que a organização e mobilização para os ataques já eram conhecidas.

    “A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, escreveu Moraes na decisão.

    Moraes ainda afirmou que os ataques à democracia às instituições da República foram “desprezíveis” e serão responsabilizados.

    O afastamento de Ibaneis, segundo o ministro, é justificado por crimes como atos preparatórios de terrorismo, associação criminosa, dano, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

    Logo após os atos de vandalismo, Ibaneis gravou um vídeo pedindo desculpa ao presidente Lula e aos demais poderes.

    Acompanhe os conteúdos da SP RIO+ no Instagram, Youtube e Facebook

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias Anteriores“Não admitiremos isso em SP!”, diz Tarcísio de Freitas sobre atos em Brasília
    Próxima Notícia Bolsonaristas que invadiram Palácio do Planalto roubaram armas da segurança presidencial, afirma ministro

    Notícias Relacionadas

    Grupo neonazista planejava atentado com explosivos contra presidenciáveis, diz Polícia Civil

    4 de agosto de 2026

    TSE proíbe propaganda eleitoral em carros de aplicativo

    4 de agosto de 2026

    Por ‘motivos de força maior’, Geninho desiste de pedido de cassação do prefeito de Caçapava

    3 de agosto de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha







    Pref SJC – 259 Pref SJC – 259

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.