Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Lula toma posse como presidente neste domingo (1°); veja detalhes e como acompanhar
    Destaque

    Lula toma posse como presidente neste domingo (1°); veja detalhes e como acompanhar

    31 de dezembro de 2022Nenhum comentário6 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Eleito presidente pelos próximos quatro anos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomará posse e assumirá oficialmente o cargo pela terceira vez ao lado do novo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), em sessão solene neste domingo (1°), o primeiro dia de 2023.

    A expectativa é de que mais de 300 mil pessoas estejam presentes no evento, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), e que deve reunir também 120 representantes de países por todo o mundo e ao menos 11 governadores de estados eleitos nas últimas eleições.

    Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursando na Avenida Paulista após vitória nas eleições de 2022. Ele stá ao lado do vice, Gerlado Alckmin (PSB) em carro espécie de trio elétrico e fala para uma multidão de pessoas.
    Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursando na Avenida Paulista após vitória nas eleições de 2022 (Foto: Ricardo Stuckert)

    120 representantes de países

    Segundo a equipe de Lula, representantes de cerca de 120 países estarão na cerimônia de posse do presidente eleito, dentre eles chefes de Estado e primeiras-damas, vice-presidentes, chanceleres, embaixadores, enviados especiais entre outros.

    O embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da solenidade, afirmou que a posse de Lula será o evento brasileiro com a maior participação de autoridades estrangeiras de alto nível desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

    Considerando apenas os chefes de Estado, há 19 confirmados até então:

    – Frank-Walter Steinmeier (presidente da Alemanha);

    – João Lourenço (presidente de Angola);

    – Alberto Fernández (presidente da Argentina);

    – Luis Arce (presidente da Bolívia)

    – José Maria Neves (presidente de Cabo Verde)

    – Gabriel Boric (presidente do Chile)

    – Gustavo Petro (presidente da Colômbia)

    –  Guillermo Lasso (presidente do Equador)

    – Irfaan Ali (presidente da Guiana);

    – Umaro Sissoco Embaló (presidente de Guiné-Bissau)

    – Xiomara Castro (presidente de Honduras);

    – Mario Abdo Benítez (presidente do Paraguai);

    – Dina Boluarte (presidente do Peru);

    –  Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal);

    – Chan Santokhi (presidente do Suriname);

    – José Ramos-Horta (presidente de Timor Leste)

    – Faure Gnassingbé (presidente do Togo)

    – Luis Alberto Lacalle Pou (presidente do Uruguai)

    – Felipe VI (rei da Espanha)

    Um dos desejos do presidente eleito é de que os chefes de governo de todos os países da América do Sul estivessem presentes na cerimônia como forma de reforçar a união da região após o distanciamento dos últimos anos por conta dos governos locais.

    O único que não tem presença confirmada é o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

    Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto proibindo a entrada de qualquer autoridade venezuelana no Brasil. No entanto, após semanas de negociação por parte da equipe de transição de Lula, o governo Bolsonaro revogou nesta sexta (30) a portaria.

    Apesar disso, especialmente pelo curto espaço de tempo, a presença de Maduro ou de qualquer representante da Venezuela ainda é incerta.

    Governadores

    Ao menos 11 governadores eleitos confirmaram a presença na posse de Lula em Brasília, são eles:

    – Clécio Luis (Solidariedade), governador do Amapá;

    – Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia;

    – Elmano de Freitas (PT), governador do Ceará;

    – Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal;

    – Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão;

    – João Azevedo (PSB), governador da Paraíba;

    – Helder Barbalho (MDB), governador do Pará;

    – Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí;

    – Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro;

    – Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte;

    – Wanderlei Barbosa (Republicanos), governador do Tocantins.

    O governador eleito em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do presidente Jair Bolsonaro, não participará do evento.

    Os governadores, assim como o presidente, também tomam posse em 1º de janeiro. Geralmente os líderes estaduais são empossados de manhã, enquanto o presidente, no período da tarde.

    No caso de Tarcísio, o governador informou que após sua posse permanecerá em São Paulo para dar início aos trabalhos no governo estadual.

    Sem passagem de faixa

    Derrotado nas eleições, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) não participará da cerimônia de posse de Lula neste domingo e se recusou a passar a faixa presidencial ao petista.

    Nesta sexta-feira (30), inclusive, Bolsonaro viajou para Orlando, na Flórida (EUA), onde ficará durante todo o mês de janeiro hospedado na casa de José Aldo, ex-lutador do UFC (Ultimate Fight Championship).

    O chefe do Executivo chegou no local durante a noite acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e da filha Laura, de 12 anos.

    O senador Flavio Bolsonaro (PL) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL), filhos do presidente, também devem passar alguns dias no local.

    Com a recusa de Bolsonaro em passar a faixa ao presidente eleito, o responsável pela entrega seria seu vice, Hamilton Mourão (Republicanos). No entanto, ele também negou essa possibilidade.

    Horários e como assistir

    O início oficial da sessão solene de Posse Presidencial está marcado para as 15h (de Brasília) no Senado, onde Lula e Alckmin irão depois de terem passado pela Catedral Metropolitana da capital federal.

    Na abertura da solenidade, haverá a execução do hino nacional, seguida pela leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos.

    Programação da posse:

    – 13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado, representantes e autoridades de outros países e chefes de Governo;

    – 13h30 às 14h30 – Chegada das demais autoridades e convidados;

    – 14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília;

    – 14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;

    – 14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados;

    – 15h – Sessão Solene de Posse Presidencial;

    – 15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado;

    – 16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio;

    – 16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares;

    – 16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.

    Como assistir à posse de Lula ao vivo:

    A cerimônia da posse de Lula será transmitida na TV aberta pela Globo, Bandeirantes e SBT.

    Na TV fechada, os canais TV Senado, TV Câmara e TV Brasil também terão transmissões ao vivo da solenidade.

    Acompanhe os conteúdos da SP RIO+ no Instagram, Youtube e Facebook.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresJogos da Copinha 2023 em Taubaté terão ingresso solidário e online
    Próxima Notícia Mega-Sena da Virada sorteia prêmio de R$ 540 milhões nesta noite

    Notícias Relacionadas

    Senado aprova medida que dificulta aborto legal para crianças vítimas de estupro

    3 de junho de 2026

    Fim da escala 6×1: Câmara aprova PEC que reduz jornada para 40 horas semanais

    28 de maio de 2026

    Felicio Ramuth diz que Flávio Bolsonaro precisa ter ‘oportunidade’ de explicar caso Vorcaro

    23 de maio de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Selva




    Unitau



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.