Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • Educação Conectada
      • ESG na Prática
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast Talk Mais
    • Branded
    • Acontece Mais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    EDP

    Você está em:Início » Governo Lula terá 37 ministérios, anuncia futuro ministro-chefe da Casa Civil
    Destaque

    Governo Lula terá 37 ministérios, anuncia futuro ministro-chefe da Casa Civil

    18 de dezembro de 2022Updated:18 de dezembro de 2022Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Lula ao lado de Rui Costa, em um fundo azul, amarelo e verde; foto ilustra a matéria que diz que o Governo Lula terá 37 ministérios.
    Foto: Reprodução/Redes Sociais

    O Governo Federal terá 37 ministérios a partir do dia 1º de janeiro, quando assumirá o presidente eleito pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

    As informações sobre estrutura foram anunciadas pelo governador Rui Costa, da Bahia, que será o ministro-chefe da Casa Civil no governo petista.

    Ele participou, neste sábado (17), em Brasília, de uma reunião com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e com Aloizio Mercadante, que coordenou os grupos de trabalho da equipe de transição.

    “Nós definimos os ministérios que foram desmembrados. Antes, eu quero reafirmar aqui um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos, ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então, nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios, incluindo aí os ministérios que buscam garantir a transversalidade de ações de governo”, revelou.

    Rui Costa garantiu que não haverá aumento da máquina pública com a ampliação dos ministérios, apenas uma redistribuição de cargos.

    Segundo ele, não haverá criação de cargos. Apenas os cargos dos novos ministros é que serão criados, por meio de uma Medida Provisória (MP).

    Leia mais notícias sobre política clicando aqui.

    O que muda no Governo Lula

    Atualmente, no Governo Bolsonaro, são 23 pastas ministeriais, sendo 18 ministérios, duas secretarias e três órgãos equivalentes a ministérios.

    Entre as pastas a serem recriadas no Governo Lula, estão os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Originários.

    O atual Ministério da Economia será desmembrado em ministérios da Fazenda, da Indústria e Comércio, do Planejamento, além de uma pasta de Gestão.

    Este último ministério, uma das novidades anunciadas, será “para melhorar a qualidade da gestão pública, racionalidade, buscar redução do custeio da máquina pública, buscar melhorar o uso da tecnologia na oferta de serviços públicos para a população”, explicou Costa.

    O atual Ministério da Infraestrutura será desmembrando em duas pastas: a dos Transportes, que cuidará das rodovias, e outra para portos e aeroportos.

    Serão recriados ainda os ministérios da Pesca, das Cidades, da Cultura e do Esporte, entre outros.

    Acompanhe os conteúdos da SP RIO+ no Instagram, Youtube e Facebook.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresCeia de Natal plant-based: conheça e inspire-se!
    Próxima Notícia Pilotos e comissários de voo aderem greve nacional a partir de segunda-feira (19)

    Notícias Relacionadas

    Justiça libera realização da primeira Marcha da Maconha em Caraguatatuba

    4 de outubro de 2025

    Prefeitura de São José fecha duas adegas com bebidas adulteradas em operação de fiscalização

    3 de outubro de 2025

    Câmara aprova título de cidadão joseense ao vice-governador Felício Ramuth

    3 de outubro de 2025
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    Disk




    Abbraccio


    SJC

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    Um canal onde as empresas e instituições podem divulgar seus balanços, editais, produtos e classificados. As pautas de entretenimento, ações sociais e 3º setor, também são destaques na publicação.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2025 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.