Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Itavema Geely Itavema Geely

    Você está em:Início » São José é selecionada em programa internacional de descarbonização do transporte
    Meio Ambiente

    São José é selecionada em programa internacional de descarbonização do transporte

    8 de dezembro de 2022Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    São José dos Campos foi a campeã nacional do programa Intelligent Mobility Accelerator, uma iniciativa entre o Brasil e o Reino Unido com o objetivo de facilitar parcerias entre empresas de ambos os países com soluções para descarbonizar o transporte no mundo.

    Além da cidade do Vale do Paraíba, Sorocaba e Belo Horizonte foram as outras selecionadas para participar da ação. Elas concorriam com outros 12 municípios brasileiros, como Curitiba, Manaus e Campinas.

    ônibus elétrico passando na ponte estaiada, em são josé. modelo faz parte do projeto que foi selecionado por programa internacional
    (Foto: PMSJC)

    Na seleção, cada cidade apresentou o projeto para uma banca realizada no final de novembro. O grupo responsável pelo projeto de São José era formado por pesquisadores e técnicos da Embraer, ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Fatec (Faculdade de Tecnologia), Parque Tecnológico, entre outras entidades.

    A proposta dos especialistas foi “Como podemos otimizar o ecossistema de mobilidade, integrando colaborativamente soluções intermodais, usando tecnologia digital”. Agora selecionada, São José vai desenvolver, a partir do próximo ano, um projeto piloto que tem como meta reduzir em cerca de 25% as viagens motorizadas até 6 quilômetros no município até o ano de 2026.

    Como a de São José, as demais propostas vencedoras  poderão ser implantadas a partir de 2023 por startups brasileiras e britânicas.

    Veículos elétricos

    Uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo público com veículos elétricos, São José terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. A cidade já possui 12 veículos leves sobre pneus (VLP) que circulam pela Linha Verde.

    A estimativa é que as duas iniciativas possam reduzir juntas até 100 mil toneladas de gás carbônico emitidas pelo transporte por ano.

    Leia mais: Sede do SSP23, maior evento de estudos espaciais do mundo, SJC divulga programação

    Soluções sustentáveis

    O Intelligent Mobility Accelerator vem sendo implantado há seis anos em diversas cidades do mundo, e é coordenado pela Connected Places Catapult – agência de inovação, cidades, transportes e liderança local do Reino Unido – e pelo hub de inovação Wayra UK.

    O programa foi desenvolvido para apoiar as empresas líderes na solução de desafios de inovação no setor de transporte, aproveitando as soluções oferecidas por startups disruptivas.

    Apresentação da proposta de São José durante o Congresso de Tecnologia da Mobilidade

    Cronograma de implantação dos projetos

    No Brasil, o diferencial será de que as soluções selecionadas serão implantadas por startups nacionais e do Reino Unido, estimulando troca de conhecimento e estabelecimento de parcerias para criar oportunidades de exportações e investimentos bilaterais.

    As soluções selecionadas também terão a oportunidade de testar as soluções nas três cidades brasileiras selecionadas. De acordo com o cronograma, a seleção de startups se dará entre março e abril, com a chamada para candidaturas.

    Está previsto ainda a fase de entrega tecnológica, regulamentação e abertura de mercado, além da etapa de testes das tecnologias e preparação da indústria para a adoção das inovações.

    Acompanhe os conteúdos da SP RIO+ no Instagram, Youtube e Facebook

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresTransporte público de Taubaté não sofrerá alterações nesta sexta-feira
    Próxima Notícia “A chegada do Papai Noel” encanta Teatro Colinas neste fim de semana

    Notícias Relacionadas

    Roda de conversa em SJC apresenta propriedades da capuchinha e distribui mudas da planta

    11 de junho de 2026

    Governo de SP ativa plano de estiagem para 39 cidades do Vale e Litoral Norte

    Autor: Gabriel Blois Moreira9 de junho de 2026

    Rios que abastecem Taubaté e Campos do Jordão correm risco de perder capacidade de abastecimento

    5 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vinac








    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.