
Participar de um reality show em rede nacional é o sonho de muita gente, principalmente se o objetivo for alavancar a própria carreira e ganhar notoriedade. Entretanto, para Ricardo Bonomi, a experiência no Master Chef Brasil, não foi tão positiva assim.
Hoje proprietário do 278 Restaurante, localizado em São José dos Campos, Ricardo participou do programa da TV Band em 2016. Após mais de oito temporadas desde o início da atração, os jurados ainda são criticados pelos espectadores e participantes devido aos seus tratamentos grosseiros.
“Para mim não foi [legal], tanto o tratamento quanto os tipos de coisas que a gente tinha que fazer, algumas ações que eu acho que eram meio desnecessárias para profissionais”, disse Ricardo Bonomi durante entrevista ao portal SP RIO+.
A entrevista completa está disponível no YouTube e no Spotify do portal SP RIO+.
Apesar de sua experiência negativa, o chef disse que sua passagem pela reality foi válida.
“Não foi uma experiência legal. Acho que toda experiência é válida, mesmo quando não te agrada. Faltou ser profissional a edição dos profissionais. Quando tem um amador, ok, você tem um tratamento, faz parte do programa, de criar essa emoção. Acho que tem que ter um enredo ali, se não fica óbvio. Vejo que um programa de televisão precisa criar expectativa, criar cenas que dão essa audiência”, disse.
Questionado em entrevista sobre como ele avalia o jeito ríspido de alguns jurados, Ricardo disse que tal atitude é “coisa de antigamente”.
“O chef que não é assim e faz esse papel, para mim, é uma contramão. Essa coisa do chefe, turrão, ditador, isso é uma coisa de antigamente. […] Essa coisa do chefe turrão é para criar uma imagem. Aquilo é uma cena”.
Durante a entrevista, o empresário ainda destacou o início da profissionalização da gastronomia, quando os profissionais não possuíam formação técnica.
“Porque a cozinha começou a ser construída com pessoas sem nenhuma formação. Era o lugar dos analfabetos, dos ex-presidiarios, dos caras que não tinham nenhuma qualificação. E até hoje muita gente começa em cozinha porque não faz outra coisa, mas é uma área que abre muita porta. […] As cozinhas são mais inteligentes. Os profissionais que estão na cozinha hoje, não são só pessoas que não tem qualificação”.
Leia mais notícias sobre São José dos Campos clicando aqui.
Sobre chef Ricardo Bonomi
Natural de Campinas, Ricardo Bonomi possui 22 anos de experiência na área.
Atualmente ele é proprietário e chef do 278 Restaurante, localizado na região de São José dos Campos.
Em 2016, foi eliminado do Master Chef após não conseguir preparar, dentro de restritos 10 minutos, um prato que passasse pelo crivo de Paola Carosella, Erick Jacquin, Henrique Fogaça.
Na ocasião, ele tentou cozinhar um lombo de cordeiro com purê de inhame e couve-flor.
Em entrevista ao Portal de SP RIO+, o chef destacou o potencial gastronômico de São José dos Campos, os desafios de sua profissão e suas expectativas para os próximos anos.
Confira a entrevista completa: