
A Jornada pelo Autismo será realizada neste sábado (19), a partir das 7h30, na Igreja da Cidade em São José dos Campos, e contará com a participação de grandes nomes do mundo mutista. Os ingressos estão praticamente esgotados, mas ainda podem ser adquiridos no site Sympla.
O total arrecadado será revertido em fundos para investimentos na Associação TEA Amigos de São José dos Campos, organizadora do evento.
Estão previstas palestras de médicos, psicólogos e advogados. Dentre os assuntos que serão abordados no evento, está a aceitação do autismo por parte da família e o quanto a demora pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança.
Sobre as organizadoras
A médica Camila Kallaur e a advogada Bárbara Moura Teles, mães de autistas, estão à frente da Associação TEA e são responsáveis pela organização da Jornada pelo Autismo.
Com realidades opostas, Kallaur e Moura Teles garantem que, além do desejo de lutar pelos filhos, a união para a fundação da associação foi possível justamente por conta das diferenças.
O objetivo da Associação e do evento é fortalecer a rede de apoio e provar que não há diferença do autista para um outro indivíduo.
Programação – Jornada pelo Autismo em SJC
7h30 – Café de boas-vindas + Crachá
8h – Abertura | Camila Kallaur
8h15 – Quando suspeitar do Autismo (Dra. Ana Carolina | Pediatra)
9h – Desafios na aceitação do diagnóstico (Dr. Mauro Muskat | Neuropediatra)
9h45 – Comorbidades no TEA (Dr. Paulo Liberalesso | Neuropediatra)
10h30 – Neurociência no TEA (Dra. Anita Brito | Neurocientista)
11h15 – “Tudo que eu posso ser” (Nicolas Brito | Fotógrafo, palestrante e Autista)
11h45 – Perguntas e respostas
12h15 – Intervalo | almoço
13h – Importância do PEI (Andreia de Fátima | Psicopedagoga)
13h30 – Clínica Formare – Um exemplo de sucesso (Marina Turci)
14h – História de Família | André
14h20 – Integração sensorial no Autismo (Dra. Alessandra Yoshida | Terapeuta Ocupacional)
15h – Psicomotricidade na clínica, na escola para a vida (Sostenes Marques, Tio Feijão e Caio Victor | Educadores Físicos)
15h40 – A importância da comunicação no Autismo (Carolina Bittencourt | Fonoaudióloga)
16h20 – Intervalo | Café com bolo
16h45 – Análise do comportamento – uma excelente ferramenta (Tathyana Abreu | Psicóloga)
17h15 – Inclusão educacional (Dr. Marcelo Válio | Advogado)
17h45 – Direitos dos autistas (Dra. Bárbara Moura Teles | Advogada)
18h15 – Encerramento | Camila Kallaur
Serviço
Endereço: Igreja da Cidade (Campus Colina) – Rodovia Presidente Dutra, Km 145 – s/n – Vila São Benedito, São José dos Campos.
Ingressos: Sympla
Data: 19/11/2022
Horário: 7h30
Acompanhe os conteúdos da SP RIO+ no Instagram, Youtube e Facebook.