Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Universidades portuguesas entram na mira dos inscritos do ENEM
    Educação

    Universidades portuguesas entram na mira dos inscritos do ENEM

    1 de novembro de 2022Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Cadernos do Enem, um azul e um amarelo, em cima de um caderno, com um mão escrevendo, simulando a matéria que mostra que o ENEM pode ser utilizado para ingressar em universidades portuguesas.
    Foto: Divulgação

    Marcado para os dias 15 e 16 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) marca decisões importantes para os jovens brasileiros e seus familiares.  Além das universidades brasileiras, a nota do exame também possibilita estudar em faculdades portuguesas, uma decisão que está em alta no país.

    De acordo com dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), órgão do Ministério da Educação de Portugal, o número de brasileiros que escolhem a vida acadêmica lusitana registrou crescimento superior a 100% nos últimos 5 anos.

    Segundo o órgão, o Brasil é hoje o terceiro país que mais tem jovens matriculados em instituições portuguesas, tendo à frente os franceses, que registram um aumento de 340% e Guiné-Bissau com aumento de 1085%.

    Um dos fatores que elevaram a demanda de brasileiros para as terras lusas foram os convênios acordados entre as nações, além da facilidade do idioma. É o que explicou o CEO da startup Estude em Portugal, Higor Cerqueira.

    “A questão financeira também se revela um fator importante para a escolha dos brasileiros, pois as academias portuguesas contam com preços menores de mensalidade. Outro benefício é que ao estudar em Portugal, os jovens se tornam alunos do continente europeu, ou seja, sua diplomação é validada em todos os países da Europa. Os brasileiros também podem trabalhar enquanto realizam seus estudos”, disse o empresário.

    Enem 2022

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado a principal porta de entrada para cursos superiores no Brasil e conta com 3.396.632 inscritos.

    Como nas duas últimas edições, o Enem 2022 terá a versão impressa e a versão digital.

    Do número total de inscritos, 3.331.566 farão a prova em papel e 65.066 pelo computador.

    Em 2022, a prova será aplicada em dois domingos: 13 e 20 de novembro.

    Os portões dos locais de provas serão fechados, em ambos os dias, às 13h, enquanto o exame iniciará às 13h30.

     

    Leia mais notícias sobre educação clicando aqui.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresPRF identifica três casos de agentes ajudando bolsonaristas em bloqueios das estradas
    Próxima Notícia Ação entre amigos de Taubaté na década de 60 se mistura com a criação do consórcio

    Notícias Relacionadas

    Alô, estudantes! Prazo final de inscrição para o ENEM termina nesta noite (13)

    13 de junho de 2025

    UFRRJ debate sobre reserva de vagas para pessoas trans e travestis

    13 de agosto de 2024

    SP abre inscrições para curso gratuito de Introdução em Libras; aulas ocorrem em ambiente virtual

    12 de agosto de 2024
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha




    Vista Santana



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.