
O Santuário Nacional de Aparecida (SP) realiza, de 3 a 11 de outubro, a Novena em honra a padroeira do Brasil. Ao longo dos 9 dias, os devotos poderão doar alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, que serão destinados a entidades sociais da região.
Chamado de ‘gesto concreto’, a iniciativa em 2019 chegou a arrecadar cerca de 19 toneladas de donativos.
Em 2020, devido às medidas de segurança adotadas pela pandemia de COVID-19, o número sofreu uma queda de 89%.
Entretanto, em 2021, voltou a reerguer: foram 7 toneladas arrecadadas.
Para 2022, a expectativa do Santuário Nacional é que as doações sejam reforçadas, retornando ao cenário pré-pandemia.
A ação é organizada pelo Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional. O objetivo é ajudar entidades sociais de Aparecida e região e reforçar a solidariedade fomentada pela Igreja Católica.
As doações serão recebidas na Procissão dos Alimentos. O momento ocorrerá durante a oração da Novena, às 15h e às 19h, de acordo com o cronograma abaixo.
O repasse dos itens arrecadados às entidades parceiras do Santuário Nacional, cadastradas no Núcleo de Serviço Social, será feito logo após o término da Festa da Padroeira 2022.
Cronograma de doações
1º DIA | 3/10 – Material de Limpeza: Sabão em pó, desinfetante, sabão em pedra, esponja, palha de aço, fósforo, detergente, entre outros.
2ª DIA | 4/10 – Material de higiene: Creme dental, sabonete, papel higiênico, entre outros.
3º DIA | 5/10 – Condimentos e latarias: ervilha, milho verde, sardinha, atum, creme de leite, leite condensado, tempero, vinagre, gelatina, mistura para bolo, azeitona, entre outros.
4º DIA | 6/10 – Açúcar e óleo
5º DIA | 7/10 – Farinhas e grãos: milho, mandioca, trigo, amido de milho (maisena), fubá, lentilha, ervilha, canjiquinha, grão de bico, pipoca e canjica
6º DIA | 8/10 – Leite em pó, achocolatado e bolachas (salgada e doce)
7º DIA | 9/10 – Macarrão e massa de tomate
8º DIA | 10/10 – Feijão e pó de café
9º DIA | 11/10 – Arroz e óleo