
Com pautas em prol da educação, a candidata a deputada federal Pollyana Gama (Cidadania) falou à SP RIO+, nesta quarta-feira (31), sobre o que fará no Congresso para combater o abandono escolar, caso seja eleita. Segundo ela, a eleição de Simone Tebet (MDB) à Presidência pode contribuir.
Para a ex-vereadora de Taubaté, é necessário oferecer aos alunos o que ela chamou de “retaguarda de formação”, ou seja, um incentivo para que eles permaneçam na escola. Um exemplo é o que propõe Simone Tebet, cuja candidatura à Presidência é apoiada pelo partido de Pollyana.
A entrevista na íntegra está disponível ao final desta matéria, no YouTube e no Spotify da SP RIO+.
“O que eu avalio da proposta [de Simone Tebet] é o seguinte: é oferecer uma retaguarda de formação para esse aluno, para que ele não tenha como justificativa ter que deixar os estudos porque, de fato, ele precisa ajudar no orçamento doméstico”, disse Pollyana,
Na última quarta-feira (24), Tebet defendeu como proposta de governo a criação da “poupança jovem”, que concederia ajuda financeira anual aos estudantes do Ensino Médio. As quantias poderiam ser sacadas somente após a conclusão do período escolar.
“Paralela a essa questão de dar essa retaguarda, você precisa realmente contribuir com formação. E claro, aí a gente precisa ter um olhar também para a formação técnica”, disse.
Entretanto, segundo a candidata Pollyana Gama, a educação brasileira passa hoje por diversos outros problemas.
“Nós estamos falando de uma realidade de uma pandemia que deixou e deixa uma série de questões. As dificuldades de aprendizagem. Além da questão do luto, há problemas de saúde mental e, principalmente, a questão do desemprego”.
Escute a entrevista no Spotify:
Combate ao abandono escolar
Questionada pelos jornalistas Matheus Andrade e José Guilherme Ferreira sobre o que fará para combater o abandono escolar, Pollyana Gama disse que é preciso ouvir mais os jovens e entender o que eles querem.
“A escola precisa fazer sentido. Inclusive, foi um dos pontos que motivaram a Reforma do Ensino Médio, que tem sim suas críticas, mas a gente precisa olhar que o que estava sendo feito até então não estava dando conta de manter a juventude na escola”, destacou.
Ela também enfatizou o que estará ao seu alcance enquanto deputada federal, em um possível mandato.
“Ouvir os seus anseios, para que a gente faça essa adequação entre a expectativa, a necessidade e o que a gente pode oferecer. Como deputada, fiscalizar o orçamento da educação para que, de fato, a gente possa garantir mais recursos para educação. E bem aplicados”, garantiu.
Confira a entrevista no YouTube:
Quem é Pollyana Gama, do Cidadania?
A professora Pollyana Gama foi eleita vereadora de Taubaté 3 vezes consecutivas, tendo exercido o cargo de 2005 a 2016.
Em 2016, foi candidata a prefeita de Taubaté pelo antigo PPS, tendo ficado em segundo lugar, ano que foi eleito Ortiz Junior, do PSDB.
Posteriormente, foi convocada a assumir uma vaga como deputada federal por São Paulo de 2016 a 2018, após a nomeação de Roberto Freire (então no PPS) como Ministro da Cultura pelo então presidente Michel Temer (MDB).
Em 2019, foi secretária de Educação de Ubatuba.