O árbitro de rugby Cauã Ricardo Santos, natural de de São José dos Campos, foi suspenso até o final do ano pela CBRu (Confederação Brasileira de Rúgbi) após vazar fotos íntimas de jogadoras da modalidade.
Algumas das fotos vazadas foram tiradas sem o consentimento das atletas. Já outras teriam sido ‘nudes’ enviadas pelas jogadoras e que o árbitro também compartilhou em conversas privadas no WhatsApp.
A CBRu anunciou a suspensão do árbitro neste sábado (20). A confederação ainda afirmou que Cauã já havia sido suspenso no início do ano pelo mesmo motivo, mas o tempo de punição foi de apenas 30 dias.
Confira a nota da organização na íntegra:
“Em fevereiro deste ano, a CBRu recebeu a denúncia de que um árbitro divulgou, em conversas privadas de WhatsApp, imagens íntimas de membras da comunidade de rugby. A análise do caso seguiu o procedimento padrão adotado pela CBRu em episódios de denúncia e em linha com o que preveem o Estatuto Social e o Código de Ética e Conduta da Entidade: uma Ouvidoria Externa e Independente apura o caso e envia um parecer diretamente para o Presidente do Conselho de Administração, objetivando garantir a imparcialidade do processo e evitar que haja influência indevida de outras pessoas da entidade.”
De acordo com a confederação, o período da suspensão determinada no início de 2022 foi menor por conta das Leis Trabalhistas, “nas quais é prevista uma limitação de prazo de suspensão de no máximo 30 dias”. Além disso, apesar de ter vazado as fotos, Cauã pode continuar apitando jogos da categoria masculina normalmente.
A informação foi divulgada primeiramente pelo UOL, portal o qual o árbitro assumiu ter compartilhado as fotos. Ele ainda disse ter se arrependido e estar abalado com a situação.
Início no São José Rugby
Cauã Ricardo Santos começou sua trajetória no rugby em 2009, como jogador do São José. Após algumas lesões, ele acabou deixando de lado a carreira de jogador e em 2015, deixou os gramados de vez para virar árbitro.
O profissional começou a carreira apitando jogos universitários e ao longo do tempo passou a participar de campeonatos maiores. Em 2020, inclusive, ele foi o único representante brasileiro na equipe de arbitragem do Sul-Americano de Rugby, que aconteceu em Montevidéu, no Uruguai.
Leia mais: Presidente do EC Taubaté não pretende aderir a SAF no clube da região