As cidades de São José dos Campos e Taubaté realizam a partir desta segunda-feira (8) uma campanha de multivacinação, incluindo a imunização contra a poliomelite, para a atualização das carteirinhas de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A campanha segue até 9 de setembro e tem como objetivo permitir que a população tenha acesso facilitado às vacinas e aumentar a cobertura vacinal, contribuindo para o controle e erradicação de doenças imunopreviníveis em crianças e jovens. A ação ainda busca vacinar em massa com a VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite) as crianças entre 1 a 5 anos de idade que estejam com o esquema primário completo com a VIP (Vacina Inativada contra a Poliomielite).

O dia 20 de agosto será o ‘Dia D’, em que haverá mobilização nacional. Nesse dia, em São José, a vacinação acontecerá das 9 às 17h, em algumas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) que serão divulgadas em breve. Durante toda a campanha, as crianças e os adolescentes de São José podem receber as vacinas nas unidades UBS Resolve.
Por outro lado, em Taubaté, a vacinação ocorre nas seguintes unidades: ESFs e Pamos Água Quente, Chácara Silvestre, Estoril, Marlene Miranda, Ana Rosa, Continental, Novo Horizonte, Planalto, Santa Isabel, Vila Marli, Belém, Bonfim, Bosque da Saúde, Cidade Jardim, Imaculada, Jaraguá, Quiririm, Registro, São João, São Pedro, Três Marias II, Vila São Carlos, ESF Santa Tereza, ESF Piratinga, ESFs Esplanada Santa Terezinha, São Gonçalo, nas UBS MAIS Chácara Reunidas Brasil, Gurilândia, Independência, Mourisco e Três marias I (Fazendinha).
Multivacinação
Vacinas do calendário da criança e esquemas até os seis anos de idade:
BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP/VOP, Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C Conjugada, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), Tetra viral (SCR e varicela) ou tríplice viral + varicela, DTP e Hepatite A.
Vacinas do calendário da criança a partir dos sete anos de idade e do calendário do adolescente:
Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano – adulto, dTpa, Meningocócica ACWY, Meningocócica C (conjugada), HPV quadrivalente e Varicela.
Vacinação contra covid em paralelo
As campanhas de multivacinação coincidem com a imunização contra a covid-19, que poderá ser feita de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.
Em São José dos Campos, nesta segunda-feira (8), é iniciada a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em crianças de 4 anos. Atualmente, a imunização já acontece em crianças com 5 anos ou mais e, nesta semana, foi iniciada a vacinação das crianças de 3 e 4 anos com imunossupressão.
A expectativa é de que os responsáveis pelas quase 9 mil crianças com quatro anos na cidade procurem os postos de vacinação para que as crianças recebam a vacina. Para as crianças de 3 anos que não possuem imunossupressão ainda não há previsão de início.
Para mais informações sobre a vacinação contra a covid em São José acesse o site da Prefeitura.
leia mais: Com surto de varíola dos macacos, Saúde recomenda uso de máscaras para grávidas