Categoria: Geral, Mais Destaques, Saúde

Crise dos 25 anos: psicólogo de SJC explica o que é e como lidar

Especialista explicou que a crise surge quando a pessoa começa a ter dúvidas sobre as escolhas que já tomou. Veja o que fazer!

Matheus Andrade/SP RIO+ • Publicado em 3/08/2022, às 18:22 • Atualizado em 3/08/22, às 18:39




Psicólogo de SJC (São José dos Campos) Fernando Ferreira, que fala sobre a crise dos 25 anos, sentado em um sofá, com a perna cruzada e sorrindo para a foto.

Fernando Ferreira, psicólogo em SJC – Foto: Divulgação

Se formar, conseguir um emprego, ser promovido e finalmente conseguir aquela tão sonhada vaga de emprego antes dos 30 anos até parece ser, na teoria, algo simples de conquistar. Mas quando nada disso acontece, há um sentimento de frustação. Segundo os especialistas, é a chamada “crise dos 25 anos“.

Para o psicólogo Fernando Ferreira, que atende em São José dos Campos, o motivo dessa ansiedade misturada com desgosto com a própria vida surge quando a pessoa começa a ter dúvidas sobre as escolhas que já tomou.

“Essa crise é quando a pessoa se depara com a questão das escolhas, principalmente profissão. Os caminhos que eu escolhi para a minha vida até agora. O que eu estou fazendo da minha vida, onde eu estou, com o que estou trabalhando. Isso está satisfatório para mim?”, explicou o psicólogo.

A entrevista na íntegra está disponível ao final desta matéria, no YouTube e no Spotify da SP RIO+.

Segundo o especialista em ansiedade e terapia corporal, os motivos que levaram a pessoa a tomar determinadas escolhas é o grande causador dessa crise.

“Tem a questão do background. Como ela escolheu? Será que foi uma pressão dos pais? Por exemplo, vamos pegar um jovem que o sonho dele é ser jornalista, só que o pai é médico e a mãe é advogada. Aí, por influência da família, ele acaba seguindo uma profissão que ele não gosta. E aí é onde a crise aparece”, exemplificou o psicólogo de SJC.

No entanto, apesar do nome, a crise dos 25 anos não tem idade certa para aparecer.

“Esse número, 25 anos, é apenas uma referência. Essa crise pode aparecer um pouco mais cedo, em jovens com 17, 18 ou 22 anos. Ou, em alguns casos, até em pessoas que já passaram dos 25. Nessa idade, entre 20 e 30, a gente está formando o nosso adulto, que vai se estabelecer dos 35 em diante. Por isso tem a crise, porque a pessoa se vê nessa construção”.

Fernando Ferreira, psicólogo em SJC, em entrevista à SP RIO+, falando ao microfone sobre a crise dos 25 anos, com uma caneca na mesa e a paisagem ao fundo.

Fernando Ferreira, psicólogo em SJC, explica como lidar com a crise dos 25 anos – Foto: YouTube/SP RIO+

Crise dos 25 anos e a geração Z

Embora a ansiedade na juventude seja uma inquietação existente há séculos, ela tem recebido mais atenção entre os nascidos em 1995 a 2002, os chamados “geração Z”.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Delloite, 54% da geração Z no Brasil se sentem mais ansiosos e estressados o tempo todo ou na maior parte do tempo. O número é 46% maior do que o índice mundial.

O psicólogo Fernando Ferreira explicou que um dos motivos para isso é a popularização da internet e das redes sociais.

“Eu vejo um amigo que fez determinada escolha, um outro que foi para outro caminho… A gente recebe anúncios de faculdades, de instituições, de profissionais… E aí o jovem se vê com essa escolha, esse aperto. E agora, para onde eu vou?”, refletiu.

Por outro lado, com o auxílio da internet, hoje fala-se mais sobre a crise dos 25 anos.

“Nossos pais e avós também enfrentaram essas coisas. No entanto, antes não aparecia tanto quanto aparece hoje”, explicou Fernando.

Quando buscar ajuda profissional?

O especialista também destacou durante a entrevista que não é necessário esperar essa angústia se transformar em uma crise de ansiedade ou em um sentimento exagerado para buscar ajuda.

“Promover saúde. Não preciso estar ansioso, depressivo, com sentimentos exagerados. Se estou com uma questão, uma angústia, uma dificuldade, eu já posso ir ao psicólogo”.

Segundo ele, é importante que o jovem que está passando pela crise dos 25 anos se pergunte: “Como está a minha experiência imediata?”.

“Hoje, como estou vivendo? Como estou me sentindo? Às vezes, se eu vou no psicólogo, pequenos ajustes existenciais já fazem uma grande diferença na vida da pessoa”, disse.

Como os pais podem auxiliar os filhos?

O psicólogo de SJC também explicou que os pais têm um papel fundamental na vida dos filhos desta faixa etária e que estão passando pela crise dos 25 anos.

“O mais adequado para um pai orientar um filho é ele compartilhar a respeito da visão dele, de uma experiência de vida, o que ele pensa de determinado assunto, como profissão, dinheiro e relacionamentos. Mas a atitude de compartilhar implica em não apertar o jovem e pressioná-lo para determinado caminho, com determinada velocidade”.

Entretanto, um obstáculo para esse diálogo pode ser o que ele chamou de “relação vertical” entre pais e filhos.

“Quando os pais não compartilham, os pais inibem os filhos de falarem. Isso porque fica uma relação muito apertada, só vem de cima para baixo. O filho sente medo ou não se sente confortável”, explicou.

Como lidar com a crise dos 25 anos?

Por fim, o psicólogo de São José dos Campos também deu dicas de como lidar com a crise dos 25 anos.

Para ele, é necessário se atentar com a velocidade com que o jovem está lidando com as questões do dia a dia.

“É importante tomar cuidado com como ele age, como ele se usa na vida, se apertando, acelerando, querendo resolver as coisas rápido.

Outra dica é tentar resgatar o prazer pela profissão.

“É importante a gente buscar resgatar com frequência o sentido de a gente fazer o que a gente faz. Sair desse piloto automático que a gente cai no cotidiano e parar para pensar: por que eu estou fazendo isso? Onde eu quero chegar?”, sugeriu.

Confira a entrevista na íntegra:

Sobre Fernando Ferreira – Psicólogo em SJC

Fernando Ferreira é psicólogo, especialista no tratamento de ansiedade, com especialização em terapia corporal. Atua com jovens e adultos em seu consultório em São José dos Campos.

Fernando tem como orientação teórica a psicologia existencial humanista que segue uma linha mais filosófica e reflexiva em seus atendimentos.

Instagram: @fernandoferreira.psicologo



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Loa 2023 de São José dos Campos começa a ser discutida hoje

Começa a ser discutida nesta terça-feira (16) a série de sete audiências públicas para a elaboração da Loa 2023 de …

16 horas atrás
Esporte

São José Wrestling conquista 27 medalhas nacionais neste final de semana

A equipe São José Wrestling conquistou mais de 27 medalhas nas quatro competições da modalidade disputadas em Brasília, neste final …

21 horas atrás
Colunas, Economia, Mais Destaques

Brasil terá moeda digital própria a partir de 2023, entenda a novidade

Os cheques desapareceram há anos, são poucos os que andam com dinheiro vivo atualmente e até mesmo os cartões de …

21 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Novo presidente do EC Taubaté toma posse

Uma nova história começa a ser escrita! Hélio Marcondes Neto tomou posse na noite desta segunda-feira (15) como novo presidente …

23 horas atrás
Destaque, Economia

Gasolina da Petrobras vai ficar R$ 0,18 mais barata no Vale do Paraíba

A gasolina vai ficar R$ 0,18 mais barato nas distribuidoras da Petrobras, a partir desta terça-feira (16). O reajuste foi …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Emissão on-line dos carnês do ISS de Caraguatatuba começam hoje

Começou a ser emitido de forma on-line, nesta segunda-feira (15), os carnês de ISS (Imposto Sobre Serviços) Fixo e das …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Inicio da cobrança da taxa ambiental em Ubatuba é adiada pela terceira vez

Foi adiado pela terceira vez o início da cobrança da taxa ambiental em Ubatuba. A taxa iria ser obrigatória a …

2 dias atrás
Esporte, Linha de Frente

Os patrocínios que marcaram o futebol brasileiro

‘A propaganda é alma do negócio’. Para o futebol, essa frase tem um significado muito mais do que de vendas, …

3 dias atrás
Cidades, Colunas, Mais Destaques

Cafés em SJC que você precisa conhecer

São José dos Campos possui ótimas opções gastronômicas, com lugares perfeitos para todos os gostos e ocasiões. Restaurantes, bares, pubs …

3 dias atrás
Cidades

ONG Chico Pata de Taubaté realiza feira de adoção de animais neste sábado

A ONG Chico Pata, de Taubaté, irá realizar neste sábado (13) uma feira de adoção de cães e gatos abrigados …

4 dias atrás