Categoria: Destaque, Política

Tabata Amaral e Lula: deputada explica que apoio ao ex-presidente respeita “o que o povo quer”

Em entrevista à SP RIO+, a parlamentar fez críticas à polarização atual, mas disse que "não dá para aguentar mais tanto sofrimento".

Matheus Andrade/SP RIO+ • Publicado em 2/08/2022, às 15:44 • Atualizado em 2/08/22, às 15:49




À esquerda, a deputada Tabata Amaral; à direita; o ex-presidente Lula

Arte: Reprodução

A deputada federal Tabata Amaral (PSB), que nas eleições deste ano vai buscar a sua reeleição, explicou à SP RIO+ nesta segunda-feira (1) porque declarou apoio à volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. Segundo ela, o ideal seria a vitória de uma terceira via, mas o apoio ao petista é uma consequência da polarização vivida atualmente.

Apesar de considerar a polarização prejudicial ao Brasil, Tabata disse que sua decisão respeita “o que o povo quer” e que as pessoas “estão sinalizando que essa não vai ser uma eleição para que se tenha uma outra candidatura que não a de Bolsonaro e não a de Lula”.

A entrevista na íntegra está disponível abaixo, no YouTube e no Spotify da SP RIO+.

“Essa guerra que a gente está vivendo faz muito mal ao nosso país. A principal tarefa no próximo ano é reconstruir a nossa economia, combater a inflação e reconstruir a nossa educação. E a gente não vai fazer isso com um país dividido. Por muito tempo, eu busquei essa terceira via, essa frente ampla, mas chega um momento em que você tem que ter a humildade de respeitar e entender o que o povo quer”, disse.

Mesmo crítica à polarização, Tabata se mostrou decidida em relação à sua escolha.

“Entendo que a decisão se dá entre Lula e Bolsonaro. Eu não tenho dúvidas que qual é o meu lado e será do lado de Lula. Porque não dá para aguentar mais tanto sofrimento”.

O que Tabata Amaral pensa de Jair Bolsonaro

Durante a entrevista à SP RIO+, Tabata também explicou os motivos que fazem com que ela não apoie a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eu nasci, cresci e minha família mora em uma ocupação na periferia de São Paulo. Estudei em escola pública, sou mulher. Infelizmente o presidente Bolsonaro se coloca contra tudo isso. Não só fez um governo extremamente corrupto, mas ele destruiu a nossa educação. O abandono escolar e a evasão quase que dobraram nesse tempo”, explicou.

O que Tabata Amaral pensa de Alckmin

Apesar da polarização, a candidata a reeleição disse que acredita em uma frente única nas eleições deste ano, com a união de diversos espectros políticos.

“Tem coisas que a gente consegue unir, da esquerda à direita. Do tipo, abaixar a inflação, colocar a molecada de volta na escola, investir em ensino técnico… Entender que para o Brasil é estratégico, economicamente, cuidar das florestas”.

Segundo ela, a aliança de Lula feita com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), é um exemplo dessa frente ampla.

“É um primeiro passo muito importante. Porque você pega duas pessoas que historicamente eram opositoras, que decidem se unir porque veem o quão grave está a situação do nosso país. Eu entendo que, a partir daí, a gente vai ver um movimento cada vez maior de pessoas falando: ‘tudo bem, a gente volta a discordar daqui 4 anos, mas agora a gente vai cuidar de quem mais precisa'”, disse.

Tabata Amaral e Lula

Por outro lado, a deputada federal disse compreender que muitas pessoas não concordem com a chapa Lula-Alckmin, mas que a aliança representa uma luta contra um “mal maior”.

“Cada vez mais as pessoas estão dizendo: Pode não ser a escolha ideal, pode não ser o que eu queria, mas a gente precisa se unir para enfrentar esse mal maior, em nome do nosso pais”. Tenho a esperança que a gente consiga resolver essas eleições já no primeiro turno.

Confira a entrevista na íntegra:



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Fortes ventos causam queda de árvore em Campos do Jordão

Os fortes ventos, que atingem as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba nesta quarta-feira (10), causaram a queda …

4 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Obra dos Contornos da Tamoios está 80% finalizada, diz secretário de transporte

O secretário de transporte de São Paulo, João Octaviano Neto, informou que a obra dos Contornos da Tamoios está bem …

6 horas atrás
Cidades

Aberta as inscrições da corrida de rua do distrito de Eugênio de Melo

A Prefeitura de São José dos Campos abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a corrida de rua do distrito …

6 horas atrás
Esporte, Linha de Frente

Camisa do EC Taubaté: conheça as 10 mais bonitas

A Camisa do EC Taubaté é a mais tradicional do Vale do Paraíba devido a sua faixa transversal azul ou …

8 horas atrás
Cidades

Porto de São Sebastião está com as operações suspensas

O Porto de São Sebastião está com as operações suspensas devido a um pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio …

10 horas atrás
Economia

Embraer fecha parceria com VOAR para atendimentos no aeroporto de Congonhas

A Embraer anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), que fechou uma parceria com a VOAR Aviation para oferecer atendimentos não-programados …

11 horas atrás
Esporte

EC Taubaté e São José EC estreiam hoje no Campeonato Paulista Feminino 2022

Novo início! AD Taubaté e São José EC realizam, nesta quarta-feira (10), as suas estreias no Campeonato Paulista Feminino 2022.
Buscando …

12 horas atrás
Branded

ZKitchen SJC: cozinha compartilhada é tendência no Brasil; conheça

Tendência em diversas partes do Brasil, o conceito de cozinha compartilhada chegou em São José dos Campos. A ZKitchen, inaugurada …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Defesa Civil emite alerta de baixas temperaturas no Vale do Paraíba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as baixas temperaturas na Região Metropolitana do Vale …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Governo de SP entrega hoje três estradas recuperadas e modernizadas no Vale

O Governo do estado de São Paulo vai entregar, nesta quarta-feira (10), três estradas recuperadas e modernizadas pelo DER (Departamento de …

1 dia atrás