Arte: Reprodução
A deputada federal Tabata Amaral (PSB), que nas eleições deste ano vai buscar a sua reeleição, explicou à SP RIO+ nesta segunda-feira (1) porque declarou apoio à volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. Segundo ela, o ideal seria a vitória de uma terceira via, mas o apoio ao petista é uma consequência da polarização vivida atualmente.
Apesar de considerar a polarização prejudicial ao Brasil, Tabata disse que sua decisão respeita “o que o povo quer” e que as pessoas “estão sinalizando que essa não vai ser uma eleição para que se tenha uma outra candidatura que não a de Bolsonaro e não a de Lula”.
A entrevista na íntegra está disponível abaixo, no YouTube e no Spotify da SP RIO+.
“Essa guerra que a gente está vivendo faz muito mal ao nosso país. A principal tarefa no próximo ano é reconstruir a nossa economia, combater a inflação e reconstruir a nossa educação. E a gente não vai fazer isso com um país dividido. Por muito tempo, eu busquei essa terceira via, essa frente ampla, mas chega um momento em que você tem que ter a humildade de respeitar e entender o que o povo quer”, disse.
Mesmo crítica à polarização, Tabata se mostrou decidida em relação à sua escolha.
“Entendo que a decisão se dá entre Lula e Bolsonaro. Eu não tenho dúvidas que qual é o meu lado e será do lado de Lula. Porque não dá para aguentar mais tanto sofrimento”.
Durante a entrevista à SP RIO+, Tabata também explicou os motivos que fazem com que ela não apoie a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Eu nasci, cresci e minha família mora em uma ocupação na periferia de São Paulo. Estudei em escola pública, sou mulher. Infelizmente o presidente Bolsonaro se coloca contra tudo isso. Não só fez um governo extremamente corrupto, mas ele destruiu a nossa educação. O abandono escolar e a evasão quase que dobraram nesse tempo”, explicou.
Apesar da polarização, a candidata a reeleição disse que acredita em uma frente única nas eleições deste ano, com a união de diversos espectros políticos.
“Tem coisas que a gente consegue unir, da esquerda à direita. Do tipo, abaixar a inflação, colocar a molecada de volta na escola, investir em ensino técnico… Entender que para o Brasil é estratégico, economicamente, cuidar das florestas”.
Segundo ela, a aliança de Lula feita com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), é um exemplo dessa frente ampla.
“É um primeiro passo muito importante. Porque você pega duas pessoas que historicamente eram opositoras, que decidem se unir porque veem o quão grave está a situação do nosso país. Eu entendo que, a partir daí, a gente vai ver um movimento cada vez maior de pessoas falando: ‘tudo bem, a gente volta a discordar daqui 4 anos, mas agora a gente vai cuidar de quem mais precisa'”, disse.
Por outro lado, a deputada federal disse compreender que muitas pessoas não concordem com a chapa Lula-Alckmin, mas que a aliança representa uma luta contra um “mal maior”.
“Cada vez mais as pessoas estão dizendo: Pode não ser a escolha ideal, pode não ser o que eu queria, mas a gente precisa se unir para enfrentar esse mal maior, em nome do nosso pais”. Tenho a esperança que a gente consiga resolver essas eleições já no primeiro turno.
Os fortes ventos, que atingem as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba nesta quarta-feira (10), causaram a queda …
4 horas atrásO secretário de transporte de São Paulo, João Octaviano Neto, informou que a obra dos Contornos da Tamoios está bem …
6 horas atrásA Prefeitura de São José dos Campos abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a corrida de rua do distrito …
6 horas atrásA Camisa do EC Taubaté é a mais tradicional do Vale do Paraíba devido a sua faixa transversal azul ou …
8 horas atrásO Porto de São Sebastião está com as operações suspensas devido a um pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio …
10 horas atrásA Embraer anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), que fechou uma parceria com a VOAR Aviation para oferecer atendimentos não-programados …
11 horas atrásNovo início! AD Taubaté e São José EC realizam, nesta quarta-feira (10), as suas estreias no Campeonato Paulista Feminino 2022.
Buscando …
Tendência em diversas partes do Brasil, o conceito de cozinha compartilhada chegou em São José dos Campos. A ZKitchen, inaugurada …
1 dia atrásA Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as baixas temperaturas na Região Metropolitana do Vale …
1 dia atrásO Governo do estado de São Paulo vai entregar, nesta quarta-feira (10), três estradas recuperadas e modernizadas pelo DER (Departamento de …
1 dia atrás