Ubatuba realiza nesta quarta-feira (27), no calçadão do centro, um “intensivão” de vacinação. Aproveitando a campanha “Julho Amarelo”, que promove uma grande ação de combate às hepatites virais, o evento irá oferecer para a população as vacinas contra a covid-19, gripe e hepatite B. A imunização acontece até às 15h.
Podem se vacinar contra a gripe qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade. Contra a covid, estarão sendo aplicadas todas as doses disponíveis no esquema vacinal, inclusive a 4ª dose para maiores de 35 anos. Já a vacinação contra a hepatite B é solicitado aos moradores, se possível, apresentar a carteira de vacinação.

Além das vacinas contra covid, gripe e hepatite B, também estão sendo disponibilizados testes rápidos e gratuitos para a identificação da hepatite C, feito por uma pequena picada no dedo da mão e com resultado concluído em poucos minutos. Em caso positivo, o paciente será direcionado para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.
As hepatites virais são infecções que acometem o fígado, causadas por vírus classificados como A, B, C, D e E. Por serem doenças silenciosas, com poucos sintomas na fase inicial, diagnosticar requer ações constantes. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. A recomendação é para que toda pessoa seja testada pelo menos uma vez na vida e mantenha também a vacinação atualizada.
Leia mais: Por que o vírus da covid-19 é o mais desafiador já visto em uma pandemia
Também vale ressaltar que na próxima sexta-feira (29), o mutirão de vacinação em Ubatuba continua. As Unidades Básicas de Saúde da Maranduba, Perequê-Mirim, Cícero Gomes, Perequê-Açu e Ipiranguinha estarão abertas das 17h às 22h para a campanha “Sextou com Vacina”, que oferecerá imunização contra a covid-19.
A campanha de vacinação com horário ampliado pretende incentivar os moradores a completar o esquema vacinal. Todas as doses contra a covid serão oferecidas para pessoas a partir dos 5 anos de idade. Para mais informações sobre a imunização acesse o site da Prefeitura de Ubatuba.