
Taubaté já é conhecida como a capital nacional da literatura infantil, contando como seu patrono o escritor da saga do Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato. Alunos de escola municipal de Taubaté trouxeram uma novidade para a cidade. Taubaté agora conta com uma participação de outra saga infantil famosa: Turma da Mônica, de Maurício de Souza.
O curta-metragem foi elaborado por professores e alunos da UEI Prof. Thereza Villarta Gonçalves, do bairro Três Marias. Desenvolvido por toda a escola, o resultado do projeto encanta qualquer fã dos quadrinhos.
Produção do curta
Em entrevista ao podcast da SP RIO+, Talk+, os oficineiros Weslley Madona e Rodrigo Monteiro contaram sobre a produção e todo o processo de desenvolvimento do curta-metragem sobre Turma da Mônica.
A ideia surgiu na oficina de teatro, dentre muitas outras que a escola municipal de Taubaté oferece a partir do 1º ano. Os oficineiros dirigiram, roteirizaram e cuidaram de toda a seleção de elenco, que conta com alunos do 5º ano da própria unidade de ensino.
Seleção dos alunos
Todo o processo de produção levou três meses, mas a seleção dos alunos da escola municipal de Taubaté para interpretarem a turma do bairro do Limoeiro parece ter sido a etapa mais fácil do curta-metragem.
“Falei com os alunos: bom, agora vocês têm que decidir quem vocês querem fazer. Nós abrimos essa oportunidade deles escolherem quais personagens eles queriam, estudar o personagem, para trazer um vídeo interpretando, até para incentivar a leitura das obras do Maurício de Souza”, diz Rodrigo Monteiro.
Um dos talentos descobertos durante as filmagens foi Pablo Ernani, que interpretou o Cebolinha. De acordo com os oficineiros, ele se destacou por conta da facilidade em falar o “cebolês”, jeito único do personagem de trocar o “r” pelo “l”. De acordo com o próprio aluno, ele guarda a vontade de seguir no ramo da atuação, e sua participação no curta só aumentou essa ânsia de ser ator.
Além disso, dentre os outros atores, o curta-metragem conta com Giulia Gabrielly como Mônica, Luiza Gonçalves como Magali, e Isaque e Ezequiel dos Santos, como os “gêmeos” Cascão.
Oficina de teatro em Taubaté
“O que a gente tenta ressaltar é a importância do processo todo, de ser não só o que está na frente das câmeras. Tem muita gente que tem vontade de estar por trás das câmeras, então nós queremos incentivar eles a também participar da produção.”, diz Weslley Madona, um dos oficineiros responsáveis, que conta sobre a importância das oficinas de teatro para os alunos da UEI de Três Marias.
Rodrigo complementa, “O mais importante mesmo é trazer essa autoestima para as crianças, para se conhecerem, para saber se comunicar, saber falar durante um trabalho na escola, até durante uma entrevista de emprego.”
São oferecidas oficinas de teatro para as crianças a partir do 1º do Ensino Fundamental da escola municipal de Taubaté, e desperta nos alunos, como o Pablo e a Luiza, a vontade de serem verdadeiros atores no futuro.
Enredo do curta sobre Turma da Mônica
Toda a história de “Turma da Mônica – O Plano Pelfeito” foi adaptada por Weslley Madona e Rodrigo Monteiro para dentro do ambiente escolar.
A história gira entorno de mais um plano infalível de Cebolinha. A ideia é criar uma cópia de Cascão para roubar o Sansão da Mônica, a atual dona da rua. O plano vai por água abaixo quando a cópia, o Casquinha, decide que ele deve ser o dono da rua, já que a execução da ideia foi dele.
O grupo agora precisa se unir para combater as maldades do “gêmeo mal” de Cascão. Cebolinha tem que estabelecer o que é mais importante para ele: ser o dono da rua ou a amizade.
O curta-metragem pode ser assistido gratuitamente no canal do Youtube da UEI Prof. Thereza Villarta Gonçalves.