18 de abril de 2024
São José dos Campos 19° C
Tempo nublado
Dollar R$ 5,244
18/04
SJC 19° C
R$ 5,244




Categoria: Geral

Curso sobre energia solar e instalação de paineis será oferecido gratuitamente em São José dos Campos

A carreta ficará no Senai e os interessados em participar deverão se inscrever pela internet

Redação SPRIO+ • Publicado em 23/06/2022, às 16:27 • Atualizado em 23/06/22, às 16:32

Foto: Freepik

Moradores de São José dos Campos poderão participar, entre os dias 25 e 29 de junho, da carreta Road Show ABGD HUAWEI Solar, que oferecerá dois cursos gratuitos: fundamentos dos sistemas fotovoltaicos (energia solar) e técnicas para instalação de painéis solares à população local.

A carreta ficará no Senai São José dos Campos, localizado na rua Pedro Rachid, 304, no bairro Santana. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio deste link, que contém os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola e fazer o cadastro de forma gratuita. No dia do curso, basta levar 1 kg de alimento não perecível por participante.

A iniciativa é da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a HUAWEI e apoio de outras empresas do mercado de energia solar. Trata-se do segundo giro de uma série de visitas que o programa fará por cidades do Brasil, começando por São José dos Campos.

Como funciona

O “Road Show HUAWEI Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar.

São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

“O Road Show tem como foco ensinar a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Para isso, vamos percorrer todas as regiões do país”, comenta Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.

Com carga horária de 4 horas cada curso, a ação oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares.

Carreta que estará em São José dos Campos – Foto: Reprodução/Road Show

Sobre o Road Show

Durante a primeira edição do “Road Show HUAWEI Solar”, realizada de maio de 2021 a abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 Estados e no Distrito Federal, capacitando 2.833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados – sete vezes a distância do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) – e cerca de 1.200 horas de aula.

Desta vez, o veículo deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por aproximadamente 44 cidades em 20 Estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 4 mil pessoas.

Em São José dos Campos, a unidade móvel vai oferecer os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico”, destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.

O “Road Show ABGD HUAWEI Solar” é um projeto da ABGD em parceria com a HUAWEI e conta com patrocínio da Charles Stewart Mott Foundation, HDT Energy, Risen Solar Technology, Inox-Par Linha Solar, SSM Solar do Brasil e CorSolar, além de apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA/SP), do Senai São Paulo e da Digital Air.

Durante a realização dos cursos, serão seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Serviço

Road Show ABGD HUAWEI Solar

Data: 25, 27, 28 e 29 de junho

Horário: Das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Carga horária: 4 horas cada curso

Local: Senai São José dos Campos

Endereço: Rua Pedro Rachid, 304 – Santana

Inscrições gratuitas: https://abgd.com.br/roadshow/



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Cidades, Mais Destaques

TJ atende pedido de desistência do Estado em ação para demolições de casas na Vila Sahy, em São Sebastião

O Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu ao pedido do Governo do Estado, de desistência do processo para demolições …

3 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

São José inicia campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou que a campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha, começará nesta …

4 horas atrás
Cidades, Destaque

Além de cerimônia na capela, noivos poderão fazer festa de casamento no Vicentina Aranha

A Capela Sagrado Coração de Jesus, dentro do Parque Vicentina Aranha, sem dúvidas é um dos lugares mais charmosos para …

6 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Chegada de frente fria derruba temperaturas no Vale do Paraíba

Uma massa de ar frio de origem polar chegou ao Brasil e vai derrubar as temperaturas no Vale do Paraíba …

7 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Nicholas renova com o São José até o final do Paulista A2 de 2025

O São José Esporte Clube concluiu a renovação de contrato do meia-atacante Nicholas Ienczczak até o final do Paulista A2 …

9 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Taubaté negocia prorrogar contrato com SPDM para administração do HMUT

A Prefeitura de Taubaté negocia a prorrogação do contrato com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), atual …

1 dia atrás
Colunas, Esporte, Mais Destaques

Franco, destaque da Portuguesa Santista, é o novo reforço do São José

O São José Esporte Clube anunciou a contratação do meio-campista Franco, de 31 anos, com o intuito de reforçar a …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Câmara de Taubaté abre processo seletivo para estágio de Direito

A Câmara de Taubaté abre nesta quinta-feira (18) processo seletivo para vaga de estágio do curso de Direito.
Está disponível uma …

1 dia atrás
Destaque, Especiais, Esporte, Mais Destaques

Talento e base familiar podem dar a São José um novo grande skatista

As Olimpíadas de Tóquio apresentaram o skate para muita gente. A estreia da modalidade na maior competição esportiva do planeta …

2 dias atrás
Cidades

Mulheres com criança pulam do segundo andar de prédio após incêndio em Taubaté

Duas mulheres com uma criança, pularam de um apartamento no terceiro andar de um prédio no bairro Parque Aeroporto, na …

2 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados