Foto: Reprodução/Shutterstock
Em meio a queda do principal índice da bolsa brasileira e de outros índices internacionais, o Comitê de Política Monetária (Copom) dá início nesta terça-feira (14) à reunião que vai decidir o futuro da taxa básica de juros. O anúncio será feito no dia seguinte. Em entrevista à SP RIO+, o assessor de investimentos Thales Manetti, da Braúna Investimentos, disse que há dois possíveis cenários.
“O mercado está um pouco dividido entre as expectativas. Uma é de que o Copom aumente em 0,5% a taxa de juros, para 13,35% no ano e termine o ciclo da alta. Mas também tem pessoas que dizem que podem ser até maior o aumento ou se estender mais”, avaliou.
Segundo o assessor, o fato de o Banco Central do Brasil ter começado a aumentar a taxa de juros muito antes doa EUA e da Europa foi positivo para a economia do país.
“Embora nossa inflação ainda não esteja sendo extremamente controlada por essa taxa de juros, muito da inflação que nós temos hoje vem importada. Esses grandes aumentos nos países desenvolvidos influenciam também nossa inflação. E como o temor de uma possível recessão está muito grande no mercado, as bolsas aqui no Brasil também caíram”, analisou.
Nesta segunda-feira (13), o Ibovespa, principal indicador brasileiro, caiu 2,73%.
Nos Estados Unidos, o dólar deu uma disparada de 2,59%, indo para a casa dos R$5,11. O S%P 500 caiu 3,88%. O Nasdaq, bolsa de tecnologia, caiu 4,68%. Já o tradicional Dow Jones, um dos principais indicadores financeiros do mercado de ações norte-americano, caiu 2,79%.
Essa queda começou já na última sexta-feira (10) com a divulgação do CPI, que é a taxa de inflação americana. Ela subiu 1%, o maior acumulado dos últimos meses. A inflação americana está batendo o recorde de 40 anos e está em 8,6% em 12 meses.
O assessor de investimentos Thales Manetti explicou porque que essas quedas tem causado tanto “barulho” entre os investidores e especialistas.
“Hoje e amanhã a gente vai ter a reunião do FOMC, que é Copom nos EUA, em que eles vão decidir o aumento da taxa de juros. A expectativa, desde que o Banco Central Americano começou a aumentar os juros, eram aumentos graduais de 0,5%”, explicou.
Entretanto, segundo Thales, também há a possibilidade desse número aumentar ainda mais, o que não é visto com bons olhos pelos investidores.
“Como a inflação não está dando conta, não está parando, pode ser que o Banco Americano tenha que aumentar mais ainda a taxa de juros. Isso é ruim para economia, pois desestimula a produção e faz com que os treasuries americanos fiquem cada vez mais altos”, explicou.
Os treasures são os títulos de renda fixa do Tesouro americano.
Foto: Polícia Ambiental/Divulgação
Um balão caiu sob a fiação elétrica e em alguns imóveis na região central de Caçapava hoje (3). …
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
O Conselho Municipal de Juventude, da Prefeitura de São José dos Campos, vai abrir inscrições para a eleição …
Danilo Castro é um dos nomes confirmados / Foto: Divulgação
Começa nesta segunda-feira (4), em Jacareí, o primeiro ‘Basketball Camp’, em …
Foto: Bruno Motta
Agora, começa mais uma decisão! Atlético Joseense e Manthiqueira iniciam neste final de semana as suas jornadas na …
Foto: Gabriel Duarte/SP RIO+
O final de semana no Vale do Paraíba terá um aumento da temperatura e clima estável, sem …
Foto: Freepik
A rede de laboratórios Fleury e Hermes Pardini acertaram nesta quinta-feira (30) a combinação dos negócios. O segmento é …
Foto: Reprodução Twitter/FIFA Media
A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, anunciou nesta sexta-feira (1°) que a tecnologia semiautomática de impedimento …
Vista aérea do bairro – Foto: Divulgação/PMJ
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), assinou, nesta quinta-feira (30), a planta oficial …
Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
A região norte de São José dos Campos está recebendo manutenção em praças …
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Pensando na temporada 2022/2023, a diretoria do São José Basketball anunciou nesta quinta-feira (30) a renovação do contrato do …