Audiência no MPT reúne Sindicato e Caoa Chery. Foto: Roosevelt Cássio
Durante a audiência, a montadora apresentou uma nova proposta, mas para o Sindicato, estava bem abaixo do pretendido pelos trabalhadores. Entre os pontos apresentados pela empresa, está um avanço em relação à indenização social e aos benefícios oferecidos.
A audiência foi presidida pela procuradora do Trabalho, Celeste Maria Ramos Marques Medeiros. Também participaram os procuradores Ronaldo Lima dos Santos e Jefferson Luiz Maciel Rodrigues, ambos da Conalis (Coordenação Nacional de Promoção de Liberdade Sindical e Diálogo Social).
O resultado da audiência será apresentado para os trabalhadores, nesta quarta-feira (8), às 14h, em assembleia na subsede do Sindicato, em Jacareí.
Um novo encontro entre a empresa e a entidade vai acontecer nesta quinta-feira (9), às 9h.
Histórico
No dia 5 de maio, a Caoa Chery anunciou o fechamento da fábrica de Jacareí e, consequentemente, a demissão em massa dos funcionários da unidade.
Rapidamente, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos entrou com uma ação civil pública e conseguiu uma liminar suspendendo todas as demissões.
Com isso, a montadora teve que reintegrar os trabalhadores e voltar a pagar seus salários. A entidade estima que a Caoa Chery havia demitido 580 operários, que agora estão de volta à folha de pagamento da montadora.