Categoria: Educação, Mais Destaques

Pesquisa de doutorado em São José desenvolve video game para ajudar na reabilitação de pacientes neurológicos

Resultados preliminares de testes do protótipo apresentaram dados animadores, com mais da metade dos voluntários aumentando seus níveis de atenção e agilidade

Gabriel Duarte/SP RIO+ • Publicado em 4/06/2022, às 15:00 • Atualizado em 6/06/22, às 7:26




Foto: Rascius Belfort, desenvolvedor da pesquisa, e voluntária em sessão de testes dos jogos que auxiliam na reabilitação de pacientes neurológicos (Foto: Divulgação)

Video games são grandes fontes de entretenimento para pessoas de todas as idades. A experiência de participar de aventuras através das telas e com controles nas mãos atrai públicos enormes quando o assunto é se divertir.

No entanto, uma pesquisa de doutorado realizada na Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos, mostra que os games podem ir além, e levar toda essa diversão para a reabilitação de pacientes neurológicos, gerando efeitos positivos em suas recuperações e os ajudando a retomar suas autonomias.

O fisioterapeuta Rascius Belfort (34), é quem desenvolve o projeto, intitulado de “THERAPY AND GAME SYSTEM: Sistema embarcado para avaliação e reabilitação por meio de uma interface humana do usuário (IHU) com exergames”. O estudo tem participação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como agência de fomento.

Na opinião do pesquisador há ainda muito o que desenvolver. Mas, de forma preliminar, trata-se de uma alternativa de tratamento físico que explora o lúdico ao mesmo tempo que estimula aspectos físicos e cognitivos como tempo de reação, amplitude de movimento, equilíbrio de tronco (para cadeirantes), coordenação motora, atenção e memória de curto prazo.

Rascius possui um mestrado em engenharia biomédica e agora, fazendo doutorado no mesmo segmento, busca trazer novas contribuições às áreas que estudou durante a carreira acadêmica, além da neurociência e neuroreabilitação. A expectativa é de ele que receba o título oficial de doutor em novembro deste ano.

O estudo aliando a saúde aos games começou em 2019, quando saiu de sua cidade natal, Teresina, no Piauí, para vir ao interior paulista. Porém, o assunto não era novidade para o acadêmico. Desde quando cursava fisioterapia, já se interessava por pesquisar sobre o uso da tecnologia na reabilitação de pacientes.

Testes em andamento

Passada a fase teórica, até este momento já foram desenvolvidos testes com cerca de 17 voluntários (com e sem lesões neurológicas), desafiados nos 6 jogos produzidos e registrados na pesquisa, um deles que faz referência à própria Univap com um cenário que retrata o campus da universidade.

 

Um dos jogos desenvolvidos na pesquisa é ambientado no campus da Universidade do Vale do Paraíba (Foto: Divulgação)

Atualmente é investigada a repercussão fisiológica por meio dos jogos a curto prazo. Traduzindo: os voluntários jogam os games – em sessões que duram cerca de meia hora – e são avaliados antes e após esse tempo.

São analisados dados sobre a pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio, tempo de reação, nível de atenção e pontuações dos jogos. Ao final, ainda há um questionário voltado para avaliar a aplicação e satisfação dos voluntários sobre o jogos.

Interessados em fazer parte das atividades – com ou sem lesões neurológicas – devem entrar em contato diretamente com o doutorando pelo Instagram (@drrasciusbelfort). Os voluntários devem ter entre 18 e 50 anos.

Os jogos

O projeto de Rascius tem base numa equipe de nove pessoas, dentre elas outros fisioterapeutas, engenheiros elétricos e engenheiros da computação. O esqueleto completo dos testes inclui console de video game, monitor e tem até partes impressas em impressora 3D. “Essa estrutura que a gente montou eu nunca vi no Brasil. É uma estrutura toda pensada e inédita. Até a estrutura do jogo é focada na necessidade dos pacientes”, afirmou o estudante.

Cada um dos jogos trabalha um tipo de estímulo específico e possui uma função na reabilitação dos pacientes. E o desempenho na recuperação está também ligado à sua estética.

Os games foram todos desenhados no estilo pixel art, tradicional nas décadas de 80 e 90 e marcantes em jogos como Super Mario Bros e Sonic. Esse visual é fundamental no propósito de Rascius em fazer com que os testes sejam simples e intuitivos, permitindo um melhor aproveitamento do tratamento pelos pacientes.

Resultados preliminares

Os resultados preliminares com os primeiros voluntários da pesquisa são animadores. De acordo com o doutorando, 53% dos participantes tiveram um aumento da agilidade (tempo de reação), 60% aumentaram o nível de atenção e 47% reduziram a pressão arterial. Dentre as pessoas que participaram dos testes, três possuíam lesão neurológica.

Rascius contou sobre as sessões com um destes voluntários, que passou por um AVE (Acidente Vascular Encefálico) recentemente. Ele disse que o desenvolvimento do paciente durante os testes foi impressionante, e que seu desenvolvimento e reflexo nos games superou os de outros voluntários até mesmo sem lesões neurológicas.

Além de efeitos práticos na saúde dos participantes, o projeto vem rendendo bons momentos e o sentimento de que os jogos são importantes no desenvolvimento dos pacientes, isso tudo pela leveza que o tratamento carrega. “A sensação é de que os pacientes estão se divertindo bastante. À medida que eles vão jogando os jogos, eles vão ganhando a capacidade de evoluir”.

Para o “pós-pesquisa”, Rascius projeta publicar artigos científicos abordando o tema de seu estudo, refinar o protótipo do game e desenvolver mais jogos para ajudar um número ainda maior de pacientes. A ideia de, quem sabe, produzir consoles em larga escala e tornar o filho da pesquisa um produto à venda no mercado é mais distante.

“É muito gratificante a gente diante de todas as dificuldades, durante a pandemia, desenvolver um equipamento de baixo custo e de forma divertida que vai ajudar muitos pacientes”, finalizou.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

Jacareí abre edital para cadastramento de imóveis destinados a comércios, indústrias e turismo

Foto: Divulgação/PMJ
A Prefeitura de Jacareí abriu um edital de chamamento público para cadastro de imóveis industriais, comerciais e de interesse …

57 minutos atrás
Esporte

Caraguatatuba inicia troca de ingressos para o LFA 136

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Caraguatatuba vai iniciar nesta quarta-feira (29) a troca de ingressos para o evento de luta LFA …

2 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Nova paginação começa a ser implantada na calçada da Rua 15 de Novembro em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São dos Campos começou a implantar uma nova paginação na calçada da Rua 15 de …

2 horas atrás
Economia

Fundos imobiliários estão em alta entre os influenciadores digitais; SP RIO+ explica o motivo

Foto: Divulgação
Dados recentes da B3 – a Bolsa brasileira – apontaram que o número de investidores com menos de 18 …

17 horas atrás
Cidades, Colunas, Mais Destaques

Volkswagen deve contratar 150 funcionários para montadora em Taubaté

Foto: Divulgação
A Volkswagen deve abrir 150 vagas de emprego para fábrica de Taubaté (SP). A abertura das vagas ainda depende …

17 horas atrás
Destaque, Economia

Vale do Paraíba gera 3.958 novos empregos com carteira assinada em maio, aponta Caged

Foto: Divulgação
Dados divulgados nesta terça-feira (28) apontam que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba gerou 3.958 novos empregos com …

17 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Com direito a nota 10.00, ubatubense Filipe Toledo conquista etapa do Rio Pro da WSL

Foto: Thiago Diz/WSL
As ondas de Saquarema têm dono! Filipe Toledo, atual número 1 do mundo, conquistou a etapa do Rio …

18 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Brasil crescerá entre 3% e 4% nos próximos anos, diz ministro

Foto: Agência Brasil
 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (28) que, em meio a um cenário global marcado por …

19 horas atrás
Cidades, Colunas, Mais Destaques

Comunidade da Cocanha, em Caraguatatuba, irá representar o Brasil em concurso internacional de vilas turísticas

Retirada de mariscos produzidos na fazenda marinha de mexilhões na praia da Cocanha – Foto: Cláudio Gomes/Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
A …

23 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Estrada do Jaguari, na zona norte de São José, é interditada nesta terça e quarta-feira

Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
A Estrada Municipal do Jaguari, na região norte de São José dos Campos, …

1 dia atrás