Foto: Divulgação/PMT
Acontece neste sábado (28), às 9h, a inauguração do Hospital Veterinário Público de Taubaté. A unidade é a primeira a oferecer serviços veterinários gratuitos na região e é localizada na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 214.
Os primeiros atendimentos começam no próximo dia 30 e serão realizados sempre de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
O hospital tem foco no atendimento de cães e gatos que precisem de cuidados, com prioridade em urgência e emergência, e seus tutores precisam residir em Taubaté. Famílias de baixa renda e animais que sejam acolhidos por ONGs tem preferência nas consultas.
Serão realizadas 420 consultas clínicas por mês, outras 100 consultas de especialidades, além de exames como raios-X, ultrassons e laboratoriais. Para consultas, serão distribuídas 20 senhas por dia para atendimentos de urgência e emergência.
No hospital também serão realizadas diversas cirurgias, como as ortopédicas e de tumor de mama, as mais procuradas hoje pelos tutores dos animais.
Outra novidade é a implantação do Samu Animal, que vai atender principalmente as demandas dos animais abandonados em situação de risco ou que tenham sofrido algum tipo de acidente.
O hospital vai trabalhar como suporte ao Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté (CCZ), atendendo os animais que já estejam no local precisando de algum suporte mais especializado e também encaminhando os animais resgatados.
Previsto por edital, outros municípios da região podem fazer convênio com o hospital através dos repasses de recursos financeiros de acordo com a quantidade de atendimentos e serviços que julgarem necessários para atender as demandas de seus municípios.