
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba encerrou os três primeiros meses do ano com menos presos e com queda no número de ocorrências de combate ao tráfico de drogas.
Segundo dados oficiais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), a região anotou 485 ocorrências de tráfico de entorpecentes no primeiro trimestre deste ano, contra as 674 no mesmo período do ano passado. Uma queda de 28%.
Já a quantidade de pessoas presas também foi menor comparando os dois períodos: 1.753 prisões efetuadas nos três primeiros meses de 2022, contra as 1.880 registradas no mesmo período do ano passado. Queda de 6,7%.
Outros dados da SSP
Apesar dessas duas quedas, o número de vítimas de homicídio e latrocínio cresceu 6,52% na região. Nesse primeiro trimestre, foram registradas 98 mortes, contra as 92 contabilizadas no ano passado.
Ao todo, foram 95 mortes por homicídio e três em latrocínio neste ano, contra contra os 87 homicídios (9,20% a mais em 2022) e as cinco mortes em latrocínios (40% a menos em 2022) registradas no ano passado.
Com isso, Vale do Paraíba segue sendo a região mais violenta do interior do Estado, com 20% das vítimas de homicídio e latrocínio registradas em todas as regiões estaduais nesse primeiro trimestre do ano.